Chance de queda do Cruzeiro despenca e Vasco e Bahia vivem drama; veja probabilidades

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chance de queda do Cruzeiro despenca e Vasco e Bahia vivem drama; veja probabilidades

Cruzeiro arrancou uma grande vitória sobre o Goiás, na Serrinha
Cruzeiro arrancou uma grande vitória sobre o Goiás, na SerrinhaCruzeiro/Flickr Oficial/Divulgação
Com a vitória do Cruzeiro sobre o Goiás por 1 a 0 nesta segunda-feira (27), na Serrinha, em Goiânia, o Z4 do Brasileirão sofreu uma alteração. O Bahia está novamente na zona de rebaixamento, com 41 pontos, um atrás do Vasco, agora o primeiro time fora da degola, com 42.

Mudanças que também interferem na matemática contra o rebaixamento. América-MG e Coritiba já estão rebaixados e o Goiás, com a derrota, agora possui 99,8% de chance de queda, segundo o departamento de matemática da UFMG. 

Veja como foi Goiás 0 x 1 Cruzeiro

Com 36 pontos, seis atrás do Vasco, e ocupando a 18ª colocação, o time esmeraldino está a uma derrota de selar seu retorno à segunda divisão nacional. Na próxima rodada, já na quinta-feira (30), encara o Grêmio, em Porto Alegre. Em caso de tropeço, a queda será decretada. 

Restará então uma vaga no rebaixamento, com múltiplos times brigando contra ela. Neste momento, o Bahia, 17º colocado do Brasileirão, possui maior probabilidade de queda - está em 38,5%, segundo a UFMG. 

Logo depois vem o Vasco, que está na porta da zona, com 30,1%. O cruz-maltino viu subir novamente a projeção e terá um jogo muito difícil contra o Corinthians, em São Januário, já nesta terça-feira (28).

As probabilidades de queda de cada time, de acordo com a UFMG
As probabilidades de queda de cada time, de acordo com a UFMGReprodução

O Santos voltou a se envolver nesta disputa inglória, com uma probabilidade de queda de 12,7%. O Corinthians é outro que está ali no "bolo", mas sua chance de descenso está em 9%. Quem está sorrindo mesmo é o Cruzeiro. A vitória fez o time mineiro ver suas chances de queda despencando para apenas 6,8%. Correndo por fora está o Fortaleza, com 2,6%.

A tabela de classificação do Brasileirão após a conclusão da 35ª rodada
A tabela de classificação do Brasileirão após a conclusão da 35ª rodadaFlashscore

A próxima rodada pode colocar uma luz sobre os números contra a queda e definir, até mesmo, quem realmente vai brigar nas duas jornadas finais contra o rebaixamento. Neste momento, ao que tudo indica, quem não fizer 46 pontos, terá uma grande chance de disputar a Segunda Divisão em 2024.