Confronto da Serie A na Austrália é cancelado devido às condições impostas pela AFC

Ezio Simonelli lamentou as "exigências inaceitáveis" da Confederação Asiática de Futebol
Ezio Simonelli lamentou as "exigências inaceitáveis" da Confederação Asiática de FutebolMarco BERTORELLO / AFP

A proposta de realizar uma partida da Serie A entre Milan e Como em Perth, na Austrália, foi cancelada, devido a sanções e exigências do futebol impostas pela Confederação Asiática de Futebol.

O jogo estava prestes a se tornar o primeiro grande confronto de uma liga europeia doméstica realizado fora da Itália, mas não irá mais acontecer por conta dos riscos financeiros e complicações de última hora, conforme anunciaram a liga e o governo da Austrália Ocidental nesta segunda-feira (22).

Confira a classificação da Serie A

"Diante da escalada de novas e inaceitáveis exigências feitas nas últimas horas pela AFC à Federação Australiana e, consequentemente, ao Governo da Austrália Ocidental e à Serie A, tornou-se impossível realizar o duelo Milan x Como em Perth no dia 8 de fevereiro," declarou o presidente da Serie A, Ezio Simonelli, em comunicado.

A Federação Italiana de Futebol aprovou o pedido da Serie A para transferir o jogo de fevereiro devido à indisponibilidade do San Siro, que será palco da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, e a UEFA autorizou a partida em outubro, ainda que de forma relutante.

Além dos motivos práticos, a Serie A via o jogo na Austrália como uma chance de promover seu produto internacionalmente e acredita que o futebol deveria seguir o exemplo de outros esportes, como ciclismo, NFL e NBA.

Os planos enfrentaram obstáculos quando a AFC impôs condições, incluindo a responsabilidade pela nomeação dos árbitros, embora em 18 de dezembro a Serie A tenha informado que a situação estava resolvida.

O cancelamento da partida ocorre dois meses após LaLiga desistir de realizar uma partida entre Barcelona e Villarreal em Miami, após críticas e oposição dentro da Espanha.