Mais

Igor Tudor está sob pressão e precisando de resultados na Juventus

Igor Tudor está ameaçado na Juventus
Igor Tudor está ameaçado na JuventusJuventus

Qual será o futuro de Igor Tudor? É uma pergunta legítima que, agora, parece mais pertinente do que nunca. A paciência dos torcedores da Juventus está no nível mais baixo de todos os tempos, e até mesmo a diretoria do clube está considerando a possibilidade de substituir o técnico, apesar de apenas sete jogos da liga terem sido disputados até agora.

Quase nada está funcionando para a Juventus no momento, e isso é um problema sério. Os Bianconeri não vencem desde 13 de setembro contra a Inter. Desde então, empataram com Dortmund, Verona, Atalanta, Villarreal e Milan, e perderam para o Como na Serie A e para o Real Madrid na Liga dos Campeões.

Confira a classificação da Serie A

As últimas semanas foram desastrosas, e o pior é que Tudor parece não conseguir encontrar uma solução. A lesão do zagueiro Gleison Bremer é, sem dúvida, um golpe para a defesa da Juventus, já que é o jogador mais importante do setor. Mesmo assim, uma ausência não justifica semanas de mediocridade repletas de empates e derrotas.

O futebol de Tudor simplesmente não está sendo visto. Muitos dos reforços estão com desempenho abaixo do esperado, e o técnico continua mudando os 11 em busca de um clique, mas, no final, a Juventus sempre acaba com apenas um ponto ou nenhum, e, para um clube desse porte, isso é inaceitável.

O revés mais recente ocorreu no último domingo (19), contra o Como, quando a equipe de Cesc Fàbregas mereceu os três pontos e deixou a Juventus de mãos vazias. Para piorar a situação, os dois técnicos trocaram palavras à distância. Tudor destacou o dinheiro investido pelo Como e Fàbregas retrucou.

"O Como é um clube pequeno que investiu muito, e o técnico escolheu todos os jogadores, o que é positivo. A Juventus sempre precisa vencer, e quando isso não acontece, você imediatamente pensa que eles estão sempre errados. Mas nem sempre é esse o caso. Eu analiso e explico. Qualquer um que seja intelectualmente honesto entende isso", disse o técnico.

Juve não vence há sete partidas
Juve não vence há sete partidasFlashscore

"Tudor disse que eu tinha os jogadores que queria, mas talvez eles não tenham explicado tudo corretamente. Ele me chamou de 'o técnico de Como', mas eu o trato com respeito, eu o chamo de Sr. Tudor. Ele sempre tem de ganhar com a Juventus; nós não. Nosso trabalho é diferente", completou.

No final, a primeira rodada, se é que podemos chamá-la assim, foi claramente para Fàbregas e Como. Os números não mentem: apenas três chutes a gol para a Juventus, contra seis para o Como. O time da casa justificou a vitória, com Marc Oliver Kempf marcando um gol de bola parada e Nico Paz fechando o placar perto do fim.

O argentino provou mais uma vez que é um fenômeno, um jogador de rara qualidade. Com apenas 21 anos de idade, Paz tem atraído a atenção desde a última temporada e certamente será objeto de rumores de transferência no final do ano. Joga com inteligência, calma e espírito de equipe, sempre perigoso, sempre útil. Fàbregas fez bem em ter total confiança nele.

Fàbregas eclipsa Tudor

No momento, a classificação mostra a Juventus e o Como empatados em pontos, ambos com 12 pontos após sete rodadas. Para a Juve, é uma pontuação decepcionante, enquanto para o Como é uma conquista notável. É verdade que os proprietários do clube investiram muito e as expectativas são altas, mas a posição atual perto do topo da tabela está longe de ser garantida.

Fàbregas está fazendo um excelente trabalho. O mesmo não pode ser dito de Tudor, que está ficando aquém em todos os aspectos e, quando os resultados não aparecem, todas as justificativas soam como desculpas, o que prejudica sua credibilidade. 

Sem resultados e desempenhos convincentes, restam apenas palavras, e no futebol, palavras nunca são suficientes, especialmente em Turim, onde os torcedores exigem nada menos do que a excelência, como dita a história do clube. Se Tudor não conseguir reverter a situação rapidamente, o cenário pode se tornar crítico.

A pergunta que fica é: será que conseguirá encontrar a chave para resolver os problemas da Juventus antes que seja tarde demais?