Mais

Juventus, do técnico Thiago Motta, tem pior metade de temporada nos últimos 14 anos

Motta não faz bom começo de trabalho na Velha Senhora
Motta não faz bom começo de trabalho na Velha SenhoraIPA / Sipa Press / Profimedia
Quando Thiago Motta chegou ao banco de reservas da Juventus no verão europeu, ele gerou entusiasmo entre o público do futebol. O técnico, que havia levado o subestimado Bologna para a Liga dos Campeões, deveria fazer com que o gigante de Turim se reerguesse. Até agora, ele não conseguiu fazer isso.

Motta substituiu o criticado Massimiliano Allegri no banco e recebeu uma quantia generosa para transferências que deveriam ajudar a Juventus a reconstruir a equipe. Assim, estrelas como Douglas Luiz e Teun Koopmeiners, que ainda não deixaram sua marca, reforçaram o meio-campo. Especialmente o brasileiro, de quase 50 milhões, que ainda não emplacou.

Confira a classificação da Serie A

O goleiro Michele Di Gregorio parece ser o reforço mais promissor até agora, embora seu reserva, Mattia Perin, sempre apresente atuações de qualidade. O meio-campista Khépren Thuram, filho do ídolo do clube Lilian, também está mostrando lampejos de qualidade.

A equipe foi obrigada a reduzir o orçamento devido às lesões prolongadas dos zagueiros Bremer e Juan Cabal, que chegou durante as férias vindo do Verona. O maior problema da Juve, no entanto, está em um ataque ofensivo estático. 

O outro novo jogador da equipe, Francisco Conceição, causa problemas para os adversários nas laterais, e Kenan Yildiz é uma das grandes promessas, mas falta à Velha Senhora um típico "matador". O único atacante com esta característica Dusan Vlahovic, que é frequentemente procurado.

Juventus perde pouco, mas empata além da conta na temporada
Juventus perde pouco, mas empata além da conta na temporadaFlashscore

Além disso, ele parece cansado em campo muitas vezes e recentemente lutou contra uma lesão. Arkadiusz Milik não aparece com a camisa listrada desde maio passado. Originalmente, ele deveria ter voltado em dezembro, após uma lesão no joelho, mas segue de fora. 

A Juventus derrotou o Como e o Verona por 3 a 0 nas rodadas iniciais da nova temporada, mostrando um jogo atraente, mas desde então a equipe tem sido prejudicada. Depois do empate de sábado com o Torino, exatamente metade da temporada já terminou e essa é a pior situação do gigante em 14 anos.

A Velha Senhora tem alguns jogos difíceis pela frente.
A Velha Senhora tem alguns jogos difíceis pela frente.Flashscore

Embora os bianconeri ainda estejam invictos na Serie A nesta temporada, eles estão atualmente fora da posição que garante a participação na Liga dos Campeões, em quinto lugar com 33 pontos. O time empatou nada menos que 12 vezes, o maior número na história da competição nesta temporada.

Mas o mais preocupante para Motta e sua equipe é o fato de que eles venceram apenas sete dos primeiros 19 jogos da campanha, algo que só aconteceu uma vez nos últimos 30 anos. Desde a temporada 1994/95, a Juventus só terminou o primeiro turno com menos pontos três vezes (27 em 1998/99, 31 em 1995/96 e 31 em 2010/11).

Assim, o objetivo do clube na aparente fase de transformação é se classificar para a competição milionária da próxima temporada. A não participação nela representaria enormes prejuízos financeiros ou restrições no mercado de transferências. E a posição de Motta? Este último poderia receber a mais dura das direções.