Morre aos 76 anos Rocco Commisso, dono da Fiorentina

Dono da Fiorentina, Rocco Commisso morreu aos 76 anos
Dono da Fiorentina, Rocco Commisso morreu aos 76 anosGABRIELE MALTINTI / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Morreu neste sábado (17) o empresário Rocco Commisso, dono e presidente da Fiorentina. O clube italiano confirmou a notícia em comunicado.

"Com grande dor e tristeza, a família Commisso anuncia o falecimento do presidente Rocco B. Commisso. Após um longo período de cuidados médicos, nosso amado presidente nos deixou", declarou a Fiorentina.

"Sempre sentiremos sua falta", acrescentou a Viola, que completará 100 anos em agosto.

Fundador do grupo Mediacom Communications, Commisso nasceu na Itália e imigrou para os Estados Unidos quando era criança, com sua família.

Em 2019 comprou a Fiorentina, clube histório de uma Serie A em que 8 dos 20 clubes estão na mão do capital estrangeiro — sete deles norte-americanos.

Sob a direção de Commisso, o clube de Florença disputou e perdeu três finais: Copa da Itália (2023) e Liga Conferência da UEFA (2023 e 2024).

A Fiorentina foi a 6ª colocada na última Serie A, a melhor classificação desde 2016. Desde agosto, porém, o time atravessa uma grave crise, com a demissão do técnico Stefano Pioli três meses após sua chegada e o 18º lugar na liga — 14 pontos e duas vitórias.

Commisso contribuiu para modernizar a Fiorentina. O dono financiou a construção de um centro de treinamento de última geração, que custou 120 milhões de euros (R$ 749 milhões) e carrega o nome do empresário. O estádio Artemio Franchi, por sua vez, está siendo revitalizado desde 2024.

Rocco Commisso também investiu no futebol dos Estados Unidos: assumiu em 2017 o controle do New York Cosmos, clube onde jogaram Pelé e Franz Beckenbauer. Em 2025, deixou o comando.