Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 69 pontos, três a mais que o vice-líder Atlético-MG. Matematicamente, um empate com o Cruzeiro na última rodada dará ao Palmeiras o 12º título brasileiro de sua história.
Veja como foi Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Mas até mesmo uma derrota palmeirense em Belo Horizonte poderia confirmar a conquista, uma vez que o clube paulista tem um saldo superior em relação aos seus adversários diretos. São oito gols de frente para o Atlético-MG, por exemplo.
O Palmeiras chegou ao quarto jogo de invencibilidade no Brasileirão, com três vitórias e um empate neste período.
O Fluminense, por sua vez, se manteve em sétimo lugar, com 56 pontos. Com a derrota, o Tricolor viu sua invencibilidade de cinco jogos acabar no Brasileirão. Foram três vitórias seguidas nessa sequência.

Breno Lopes faz três, mas só um valeu
O destaque do jogo em um primeiro tempo bastante movimentado - e quente - no Allianz Parque foi o atacante Breno Lopes, do Palmeiras. O Fluminense foi a campo com um time alternativo e, mesmo assim, deu trabalho.
John Kennedy estava daquele jeito frenético e, por pouco, não deixou o dele. O atacante teve três ótimas chances, mas a zaga do Verdão se safou.

Mas quem marcou no primeiro tempo foi o time da casa. O Palmeiras balançou as redes inicialmente em grande jogada de Endrick pela ponta direita.
Ele deixou David Braz na saudade antes de rolar para a finalização de Breno Lopes. O lance, todavia, foi invalidado porque a joia palmeirense tocou com a mão no início da jogada.
Aos 29 minutos, no entanto, Breno Lopes celebrou. Ele recebeu uma linda assistência de Zé Rafael e tocou na saída de Fábio, explodindo a torcida presente no Allianz Parque.

O atacante palmeirense ainda voltaria a balançar as redes em grande tabela de Mayke e Marcos Rocha. No cruzamento do lateral palmeirense, a arbitragem entendeu que a bola saiu antes da finalização de Breno Lopes.
Expulsão e controle do jogo
Não foi um segundo tempo tão intenso do Palmeiras. Aos dois minutos, a equipe da casa teve uma chance claríssima com Endrick, frente a frente com Fábio, mas a bola acabou indo para fora.
O Fluminense perdeu um atleta cinco minutos depois. O lateral-direito Justen foi expulso após falta por trás em Piquerez. Inicialmente, a arbitragem aplicou o amarelo para o jogador tricolor, mas a revisão do VAR modificou a cor do cartão, com Justen sendo expulso.

Abel fez mudanças no time e o Palmeiras acumulou oportunidades para ampliar o marcador. Jhon Jhon, em busca de seu primeiro gol no profissional, teve ótima oportunidade, mas Fábio fez grande catada.
Aos 42 do segundo tempo, Gustavo Gómez cabeceou praticamente na pequena área e Fábio novamente defendeu. O placar se manteve mesmo em 1 a 0, deixando o Palmeiras muito próximo da conquista de mais um título nacional.

Próximos jogos
Palmeiras e Fluminense se despedem do Brasileirão na próxima quarta-feira (6), com jogos no mesmo horário, às 21h30. O Verdão pode erguer a taça de campeão brasileiro em Belo Horizonte, diante do Cruzeiro, no Mineirão. O Fluminense recebe o Grêmio, no Maracanã.