Mais

Técnico Gasperini, da Atalanta, vence Prêmio Bearzot 2025: "Sinônimo de resultados"

Gian Piero Gasperini, da Atalanta, vence prêmio de técnicos italianos de futebol
Gian Piero Gasperini, da Atalanta, vence prêmio de técnicos italianos de futebolMARCO LUZZANI/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O técnico Gian Piero Gasperini, da Atalanta, venceu o Prêmio Nacional Enzo Bearzot 2025, que reconhece técnicos italianos, e compartilhou a conquista com a equipe.

"É um prêmio que sinto que compartilho com toda a minha equipe, mas também, obviamente, com os meus jogadores, com o meu clube, com Bérgamo e os torcedores da Atalanta que contribuíram, ao longo dos anos, para a conquista desses gratificantes reconhecimentos", afirmou.

Confira a classificação da Serie A

Gasperini receberá o troféu, promovido pela Associação Italiana dos Trabalhadores Cristãos em colaboração com a Federação Italiana de Futebol, no dia 24 de março, depois de ser anunciado vencedor em uma coletiva com o presidente, Gabriele Gravina, e do número 1 da ACLI dos EUA, Damiano Lembo.

"Gasperini tem sido sinônimo de bom jogo e resultados por muitos anos, nunca falhando em sua seriedade de caráter, vocação de professor e senso de trabalho em equipe. Todas as características ele compartilha com Enzo Bearzot", foi a motivação com a qual o júri, coordenado por Piercarlo Presutti, chefe da redação esportiva da ANSA, nomeou o técnico.

Valorização dos jogadores de casa

"Gasperini é o melhor italiano no momento em termos de porcentagem de valorização dos jogadores formados não apenas para a seleção italiana, mas como patrimônio de todo o futebol italiano. O resultado histórico da conquista da Liga Europa contribuiu e terentregue esse troféu ao nosso país foi a cereja do bolo", disse Gravina.

"Sua persistência em alcançar determinados resultados, sua peculiaridade e atenção aos detalhes fazem com que ele tenha um caráter muito semelhante ao de Bearzot", completou o presidente da Federação Italiana.

Gravina ainda destacou como Gasperini foi capaz de transformar talentos em campeões e, por isso, "o futebol italiano deve ser grato a ele, bem como pelo trabalho que está fazendo em perspectiva".