Mais

Conheça a presidente de apenas 23 anos de clube da 3ª divisão italiana

Rizzo também terá de lidar com os céticos
Rizzo também terá de lidar com os céticosIPA, Independent Photo Agency Srl / Alamy / Profimedia

No futebol europeu, é raro ver uma mulher no comando de um clube, e ainda mais incomum com apenas 23 anos de idade. A nomeação de Claudia Rizzo como presidente do Ternana, da Serie C da Itália, chamou a atenção dos torcedores, que estão curiosos para ver se ela será bem-sucedida.

O Ternana não é uma das grandes realidades do futebol italiano, mas certamente tem uma história rica. O clube conseguiu jogar a Serie A duas vezes (1972/73 e 1974/75) e passou 28 temporadas na segunda divisão. A atual equipe da Serie C foi treinada no passado por nomes como Cesare Maldini e Luigi Delneri. Analisando a classificação, a equipe tem 10 pontos no Grupo B após seis partidas e está em sétimo lugar. No entanto, agora a equipe receberá mais atenção.

Confira a classificação da Série C do futebol italiano no Flashscore

Após a chegada do novo proprietário Gianluigi Rizzo, houve uma mudança inesperada no cargo de presidente: sua filha Claudia, de apenas 23 anos, assumiu a função. Ela é a primeira presidente mulher na história do Ternana, e o público está esperando ansiosamente para ver se esse será um clássico caso de família ou se a jovem provará suas habilidades.

Rizzo fez todos sorrirem durante a coletiva de imprensa
Rizzo fez todos sorrirem durante a coletiva de imprensaIPA, Independent Photo Agency Srl / Alamy / Profimedia

"Colocaremos paixão e determinação nisso, passo a passo", disse ela na coletiva de imprensa. "Sempre fui uma grande torcedora do Ternana. Durante as negociações, me ofereceram o cargo de presidente. É uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade. Sinto-me muito mais segura com uma equipe experiente e estou confiante de que o clube seguirá em frente", acrescentou.

O conselheiro ao lado de Rizzo é o ex-proprietário da Sampdoria, Massimo Ferrero, que participou de todo o negócio. A filha do bilionário já delineou seus planos iniciais para a função: "A primeira tarefa é criar um vínculo forte com a equipe e a cidade. Vamos reintroduzir uma campanha on-line de ingressos para a temporada. Estou vivendo mil emoções mas, acima de tudo, vejo o Ternana como uma honra e uma responsabilidade".

Até agora, Rizzo gerenciou a fábrica de azeite de oliva da família na Sicília e terá de aprender a nadar nas águas agitadas do mundo do futebol. A notícia de sua contratação circulou pelas mídias sociais em poucas horas, o que significa que o Ternana poderá se beneficiar, pelo menos temporariamente, de novos torcedores em todo o mundo.