Brasileiros são metade da seleção do futebol mundial na semana; veja notas

Bernardo fechou o gol contra o Benfica
Bernardo fechou o gol contra o BenficaJose Breton / NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

Um goleiro criado pelo Flamengo, e que hoje joga em um pequeno time da liga portuguesa, entrou pela 1ª vez na nossa seleção do futebol mundial da rodada do fim de semana.

Além do desconhecido Bernardo, outros quatro brasileiros tiraram notas altas em suas respectivas partidas e foram destaque no mundo da bola.

Siga seus craques favoritos no app do Flashscore

Confira os atletas com as melhores avaliações da rodada:

Time da Semana
Time da SemanaFlashscore

Goleiro

Bernardo (Tondela) - nota 9,6

Depois de vencer o Real Madrid de forma surpreendente na quarta-feira e garantir vaga nos playoffs da Champions League, o Benfica tinha tudo para conquistar uma vitória tranquila no domingo contra o ameaçado Tondela. Mas Bernardo pensava diferente.

O goleiro brasileiro de 23 anos fez uma daquelas atuações raras em que parece o adversário pode chutar ao gol eternamente que a bola não vai entrar. Bernardo estava inspirado. Foram 10 defesas, quatro interceptações e dois cortes fundamentais atuando como líbero, segurando praticamente sozinho o ímpeto do Benfica.

Segundo os dados do Flashscore, o Benfica teve um xGOT de 2,33, ou seja, Bernardo deveria ter sofrido pelo menos dois gols. Em vez disso, ele protagonizou momentos heroicos e garantiu para o Tondela um empate em 0 a 0 fundamental. O talentoso goleiro deixou o Fla em 2020 para se transferir para o futebol português.

Defensores

Arthur Chaves (Augsburg) - 9,1

De um brasileiro para outro, Arthur Chaves também foi fundamental para o seu time no último fim de semana, mas por motivos diferentes. Chaves foi uma muralha na defesa do Augsburg, segurando o perigoso St. Pauli e impedindo a reação após abrir 2 a 1.

Chaves terminou o jogo com três desarmes, três duelos no chão e dois aéreos, além de 88% de precisão nos passes, incluindo dois passes inteligentes no terço final, em uma atuação digna de melhor em campo.

Simon Graves (Zwolle) - 8,7

O zagueiro dinamarquês Simon Graves também foi eleito o melhor em campo na vitória por 4 a 1 do Zwolle sobre o Telstar, mas sua missão foi diferente da de Chaves. Ao contrário do Augsburg, o Zwolle dominou a posse de bola diante de sua torcida, então boa parte do trabalho positivo de Graves foi com a bola nos pés.

Além de terminar com 87% de acerto nos passes, ele fez seis passes certos no terço final e subiu mais alto na área para servir o ex-jogador da base do Manchester United, Shola Shoretire, que abriu o placar de cabeça após escanteio.

Mapa de passes de Graves vs Telstar
Mapa de passes de Graves vs TelstarOpta by StatsPerform

Bremer (Juventus) - 8,8

O time da semana está repleto de brasileiros. Bremer é peça-chave na defesa da Juventus há anos, mas foi sua atuação ofensiva que garantiu lugar nesta Seleção Brasileira.

O zagueiro abriu o placar para a Juventus contra o Parma no domingo, de cabeça. Depois aproveitou um rebote para ampliar o placar para 3 a 1. A Juve acabou vencendo o jogo por 4 a 1.

Mohamed Simakan (Al Nassr) - 8,8

Simakan também balançou as redes como zagueiro, marcando o segundo gol do Al-Nassr na vitória por 3 a 0 sobre o Al Kholood na sexta-feira.

Além do gol, Simakan teve 92% de acerto nos passes, incluindo seis passes certos no terço final, e venceu oito duelos, ajudando o Al-Nassr a não sofrer gols.

Meio-campistas

Noni Madueke (Arsenal) - 8,9

É justo dizer que Madueke teve um início irregular no Emirates desde que chegou do Chelsea. Por isso, sua atuação como melhor em campo na goleada do Arsenal sobre o Leeds United no sábado foi muito bem-vinda. O inglês foi uma ameaça constante e participou dos dois primeiros gols do Arsenal antes de ser substituído pouco depois da metade do segundo tempo.

Mapa de calor de Madueke vs Leeds
Mapa de calor de Madueke vs LeedsČTK / imago sportfotodienst / IMAGO / Opta by StatsPerform

Lamine Yamal (Barcelona) - 8,8

Lamine Yamal está em ótima campanha na reta final da temporada, o que anima os torcedores do Barcelona. O jovem craque foi fundamental na vitória tranquila por 3 a 1 sobre o Elche no fim de semana.

Ele abriu o placar logo no início, após passe de Dani Olmo, mostrando muita frieza ao driblar o goleiro e empurrar para o gol vazio. O espanhol também foi decisivo no terceiro gol, usando sua habilidade para criar espaço e cruzar a bola na área para Rashford anotar o dele.

Sequência do gol de Lamine Yamal vs Elche
Sequência do gol de Lamine Yamal vs ElcheJose Breton/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia / Opta by StatsPerform

Casemiro (Manchester United) - 8,8

A recuperação de Casemiro no Manchester United virou uma das grandes histórias da Premier League. O brasileiro vem jogando muito sob comando do interino Michael Carrick, e sua melhor atuação no ano foi contra o Fulham no domingo.

Casemiro mostrou mais uma vez o perigo que representa nas bolas paradas, marcando de cabeça após falta cobrada por Bruno Fernandes. Depois, protagonizou um lance genial: um passe de letra sem olhar para deixar Matheus Cunha na cara do gol, e o companheiro de clube e Seleção fez o resto.

Gabriel Sara (Galatasaray) - 8,7

Gabriel Sara manteve a ótima campanha no meio-campo do Galatasaray, ajudando o campeão turco a golear por 4 a 0 o Kayserispor na Super Lig. Sara marcou o terceiro gol do Gala para sacramentar a vitória, mas foi sua atuação completa que impressionou.

Foram incríveis 39 passes no terço final com 95% de acerto, além de sete duelos vencidos sem a bola, incluindo cinco no chão e dois desarmes.

Shunsuke Mito (Sparta Rotterdam) - 8,7

Mito foi o herói do Sparta Rotterdam no fim de semana e merece estar neste time. Com dois gols, ele garantiu a vitória por 2 a 0 e ajudou a consolidar as ambições do clube de disputar competições europeias na próxima temporada.

Atacante

Victor Osimhen (Galatasaray) - 8,9

Osimhen está cada vez mais perto de se tornar ídolo do Galatasaray e brilhou novamente na goleada por 4 a 0 sobre o Kayserispor. Depois de ampliar a vantagem de pênalti (ele mesmo sofreu a penalidade ao driblar o goleiro), o atacante nigeriano fez ótima jogada de pivô e serviu Sara para o terceiro gol.

Além dessas duas participações decisivas, Osimhen foi um tormento para a defesa do Kayserispor, em mais uma atuação em que comandou o jogo e mostrou estar em outro nível.

Mapa de toques de Osimhen vs Kayserispor
Mapa de toques de Osimhen vs KayserisporOpta by StatsPerform