Do lixão ao estrelato: como Osimhen ganhou o mundo após infância difícil na Nigéria

Um dos melhores atacantes do mundo, a Nigéria contará com Victor Osimhen na AFCON
Um dos melhores atacantes do mundo, a Nigéria contará com Victor Osimhen na AFCONVictor Modo / Alamy / Profimedia

Ele não estará na Copa do Mundo de 2026, mas deve brilhar na Copa Africana de Nações (CAN) que está sendo jogada no Marrocos.

Victor Osimhen é a grande esperança da Nigéria.

Atualmente jogador do Galatasaray – onde rapidamente se tornou um ícone –, Osimhen tem um peso enorme nas costas nesta CAN.

Siga a Copa Africana de Nações em tempo real

Depois de terminar como vice-campeã na última edição, perdendo para a Costa do Marfim em 2023, a Nigéria busca seu 1º título da competição desde 2013. A estreia no torneio deste ano é nesta terça (23), contra a Tanzania.

Do Lixão ao estrelato

Nascido em Lagos, na Nigéria, Osimhen cresceu na comunidade de Olususon, uma área que é mais conhecida por ser o local que receber até 10 mil toneladas de lixo por dia.

"Antes de alcançar a fama, minha infância foi muito difícil. Eu vim de um ambiente muito pobre. É um lugar que não é prometido", disse Osimhen em uma entrevista à UEFA.

"Eu e meus amigos costumávamos ir até lá (ao depósito de lixo) para procurar um par de tênis. Você pega a perna direita, de uma marca, e a perna esquerda, de outra marca. Você juntava tudo, levava para casa, lavava, colocava no sol e, no dia seguinte, podia usá-lo para jogar.

"Esse lugar foi o que me moldou para me tornar o tipo de pessoa que sou hoje."

Osimhen teve uma infância difícil. O mais novo de sete irmãos, sua mãe faleceu quando ele era muito jovem.

"Não foi fácil para nós, a luta não foi fácil. Sete de nós morávamos em um quarto, dormíamos juntos em um quarto", disse sua irmã, Blessing.

"A lembrança desse lugar é muito difícil para mim. Por causa das dificuldades pelas quais passamos, às vezes não comíamos. Lutamos para ganhar a vida. As pessoas que nos apoiaram - eram poucas. Não havia ninguém para ajudar."

"Perdi minha mãe ainda muito jovem. Meu irmão mais velho ligou da aldeia. Ele disse que minha mãe dormia e nunca acordava. E quando ela se foi, foi muito difícil para a família, e meu pai teve que sair para procurar emprego, para garantir que fôssemos alimentados todos os dias", continuou Osimhen.

"Tínhamos de fazer alguma coisa. O futebol era a única saída para mim e minha família, para garantir que eu fizesse tudo o que pudesse, para garantir que eu pudesse tirá-los da pobreza."

O primeiro técnico de Osimhen, Paul Erikewe, percebeu seu talento imediatamente e o promoveu ao time principal para jogar pelo Olusosun United.

Osimhen na Copa do Mundo Sub-17
Osimhen na Copa do Mundo Sub-17MARCELO HERNANDEZ / PHOTOSPORT / AFP / Profimedia

"Victor era jovem quando perdeu sua mãe. Vi Victor jogar futebol de rua na comunidade aos nove ou dez anos de idade. Logo no início, quando o vi, usei meu olho de águia para perceber que no futuro ele seria um grande jogador", disse Erikewe.

"Então, eu o convidei para a minha academia e, hoje, o resto é história."

Maior, mais forte e melhor do que qualquer outro, Osimhen acabou sendo convocado para a equipe sub-17 da Nigéria. Na Copa do Mundo Sub-17, ele foi o artilheiro com 10 gols na conquista do título.

Mudança para a Europa

Seu desempenho chamou a atenção de vários times europeus. Como resultado, Osimhen se transferiu para o Wolfsburg, time da Bundesliga, mas problemas de saúde e lesões fizeram com que sua carreira parasse.

Assim, em 2018, ele se transferiu para o Charleroi, da Bélgica, por empréstimo, já que vários outros clubes não estavam dispostos a apostar no atacante.

E ele retribuiu a confiança, marcando 20 gols em 36 jogos. O Wolfsburg tentou mantê-lo, mas com uma opção de compra no acordo, o Charleroi pagou 3 milhões de euros para contratá-lo, antes de vendê-lo imediatamente por 15 milhões de euros ao Lille.

Osimhen mais uma vez brilhou no Lille, marcando 13 gols na Ligue 1 e 18 em todas as competições. Ele também marcou seus dois primeiros gols na Liga dos Campeões, incluindo um contra o Chelsea. Suas atuações o levaram a ser eleito o melhor jogador da temporada pelo Lille.

Recorde no Napoli

O Napoli percebeu a ascensão do atacante e agiu rápido.

A equipe da Série A pagou um preço recorde no clube - que se mantém até hoje - para contratar Osimhen. O negócio foi estimado entre 70 e 80 milhões de euros.

Aos 21 anos de idade, Osimhen levou algumas temporadas para se estabelecer em um clube da magnitude do Napoli. Problemas de contusão, problemas com a COVID e a participação na CAN fizeram com que ele não conseguisse realmente ganhar impulso.

Em novembro de 2021, ele sofreu uma lesão na cabeça chocante contra a Inter de Milão, na qual fraturou o crânio e a órbita ocular. Foi nesse momento que nasceu a versão mascarada de Osimhen que você vê hoje.

Osimhen vestindo a máscara no Napoli
Osimhen vestindo a máscara no NapoliČTK / imago sportfotodienst / STUDIO FOTOGRAFICO BUZZI SRL

Apesar desses contratempos, ele ainda conseguiu marcar 28 gols em 62 jogos em suas duas primeiras campanhas.

Mas foi na temporada 2022/23 que Osimhen realmente se apresentou ao mundo.

Durante uma campanha surpreendente, Osimhen marcou 26 gols na Série A, levando o Napoli ao terceiro título da liga e o primeiro desde 1990. Formando uma parceria sensacional com Khvicha Kvaratskhelia, o nigeriano terminou a temporada como o maior artilheiro da liga, entrando para o folclore do Napoli.

Ele também marcou cinco gols na Liga dos Campeões, quando o time chegou às quartas de final pela primeira vez.

Além disso, ele se tornou o jogador africano com mais gols na história da Série A, superando o recorde anterior de George Weah (46).

Portanto, as coisas pareciam perfeitas para Osimhen no Napoli. Ele era reverenciado e festejado pelos torcedores. No entanto, de repente, as coisas desandaram.

Apesar de ter marcado 15 gols em 25 jogos do campeonato na temporada 2023/24, foi outra temporada parada, pois ele foi para a CAN e sofreu com mais lesões. A defesa do título do Napoli também foi um fracasso chocante, terminando em 10º lugar na Série A.

Mesmo assim, ele assinou um novo contrato em dezembro, que incluía uma cláusula de liberação de 130 milhões de euros.

No entanto, seu relacionamento com o clube azedou significativamente a ponto de não ter mais volta quando a conta oficial do Napoli nas redes sociais decidiu zombar dele por ter perdido um pênalti, o que incluiu uma postagem desrespeitosa, para desespero de Osimhen e de seu agente.

Antonio Conte assumiu o Napoli – um técnico que queria se reunir com o atacante Romelu Lukaku – e a separação foi inevitável.

Entretanto, durante a janela de transferências de verão, Osimhen não conseguiu a transferência que desejava. Ele não estava totalmente interessado em uma transferência para o Al Ahli, da Arábia Saudita, enquanto o Chelsea não gostou do preço pedido pelo Napoli, bem como do salário do jogador.

Assim, no dia do prazo final, as duas negociações não deram certo e ele teve de permanecer no Napoli. Como os gigantes italianos não tinham interesse em reintegrá-lo ao time e Osimhen estava insatisfeito com a forma como o presidente do clube, Aurelio de Laurentiis, lidou com sua venda, ele ficou preso no limbo.

No entanto, nem todas as portas estavam fechadas.

Ícone do Galatasaray

Enquanto as janelas de transferência se fechavam na maioria das ligas, na Turquia, elas permaneciam abertas por mais algumas semanas.

Surgiu uma oportunidade para o gigante turco Galatasaray. Osimhen não jogaria um minuto sequer pelo Napoli, mas tinha de ir para algum lugar, a menos que quisesse ficar na mão.

Assim, o Galatasaray entrou em ação e fechou um acordo para emprestar o nigeriano por uma temporada, selando uma das maiores contratações de sua história.

Grandes jogadores já haviam se transferido para a Turquia antes. Wesley Sneijder, Didier Drogba e Gheorghe Hagi, para citar apenas alguns.

Mas, com eles, estavam caminhando para o fim de suas carreiras ou já estavam no fim. O país nunca tinha visto chegar um jogador tão bom quanto Osimhen, que estava no auge de sua capacidade.

Ele recebeu as boas-vindas de um herói no aeroporto de Istambul. Centenas de torcedores o aguardavam, cantando seu nome e informando-o sobre o que o aguardava.

Osimhen chegando em Istambul
Osimhen chegando em IstambulIslam Yakut / ANADOLU / Anadolu via AFP / Profimedia

"Cheguei a Istambul - nunca tinha visto isso em minha vida", disse Osimhen."Para mim, quando vi isso, foi como se uma brisa fresca tivesse passado por mim."

É seguro dizer que Osimhen não olhou para trás a partir daquele momento. Em uma temporada de estreia incrível, ele ganhou a Chuteira de Ouro, marcando 26 gols em 30 jogos da Super Lig, além de 37 gols em 41 jogos em todas as competições. Com isso, ele estabeleceu o recorde de maior número de gols marcados em uma única temporada turca por um jogador estrangeiro.

Ele levou o Galatasaray ao recorde de 25º título da Super Lig, superando o arquirrival Fenerbahçe. O clube também conseguiu conquistar a Copa da Turquia. Um dos melhores jogadores que já pisaram na Super Lig, ele se tornou um ícone instantâneo.

Mas e agora? Com o fim do seu empréstimo, Osimhen permaneceria em Istambul ou partiria para um novo destino em uma das cinco principais ligas?

Para Osimhen, só havia uma opção. Apesar das grandes ofertas do Al Hilal e do interesse da Série A, ele havia se apaixonado pelo Galatasaray, assim como o Galatasaray havia se apaixonado por ele.

"O Gala é grande. Mas eu não sabia o quanto ele era grande até estar lá dentro. Você só tem o fogo dentro de você para garantir que, a cada suor que você dá, você dá pelo distintivo", disse o jogador de 26 anos.

"Foi lindo, você sabe. É para onde eu quero ir e onde eu quero estar."

O Galatasaray moveu montanhas para trazê-lo de volta para casa. Eles destruíram completamente o recorde de transferências da Super Lig, gastando impressionantes 75 milhões de euros para selar sua contratação permanente.

Para mostrar o quanto o clube se esforçou, o recorde anterior de transferência na Turquia era de 20 milhões de euros(Youssef En-Nesyri para o Fenerbahçe).

E chegamos aos dias de hoje.

Osimhen está passando por mais uma excelente temporada. Ele marcou seis gols em quatro jogos da Liga dos Campeões, sendo que apenas Kylian Mbappe marcou mais. Seus três gols contra o Ajax fizeram com que ele se tornasse o primeiro jogador estrangeiro a marcar três gols na competição pelo Galatasaray.

Ele também ultrapassou Obafemi Martins como o maior artilheiro de todos os tempos da Nigéria em competições europeias, ajudando o Galatasaray a ficar confortavelmente na zona de classificação para os play-offs.

No campeonato, os amarelos e vermelhos estão na liderança, três pontos à frente de seus rivais mais próximos, na busca pelo quarto título consecutivo da Super Lig. Osimhen contribuiu com seis gols no campeonato, e o time certamente sentirá sua falta enquanto ele estiver no Marrocos.

Por que Osimhen é tão importante para a Nigéria

Osimhen é, de longe, o melhor jogador da Nigéria e um dos melhores do torneio. Se a Nigéria quiser vencer a CAN, precisará dele em ótima forma.

Com 31 gols pela Nigéria, o atacante do Galatasaray está perto de se tornar o maior artilheiro da história do país, apenas seis gols atrás de Rashidi Yekini.

Osimhen marcou cinco gols nas últimas três partidas pela seleção nigeriana, com três gols contra Benin e dois contra o Gabão, que foram vitais para a chegada à final das eliminatórias da Copa do Mundo.

Osimhen comemora o gol contra o Benin
Osimhen comemora o gol contra o BeninČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

No entanto, quando ele foi substituído no intervalo daquela final por causa de uma lesão, pareceu ser o ponto de virada, pois os sonhos de se classificar para a maior competição do esporte chegaram ao fim.

O estilo de jogo de Osimhen é implacável. Ele é um atleta extraordinário que pode se alimentar de sobras melhor do que ninguém. Sua pressão, seu jogo de contenção, sua habilidade aérea e sua energia são muito valiosos para uma equipe, especialmente para a Nigéria, que muitas vezes joga em cima dele.

Osimhen na zona de toque da temporada 2025/26
Osimhen na zona de toque da temporada 2025/26StatsPerform

No clube e no país, ele é um grande trunfo em chutes a gol. Embora faça a maior parte do seu trabalho em áreas centrais, muitas vezes ele se desloca para o lado esquerdo do campo para atingir jogadores menores e menos físicos, de modo que, quando o goleiro manda a bola para cima, ele pode facilmente derrubá-la e iniciar ataques dessa forma.

Embora nem sempre seja o mais incisivo, sua capacidade de chegar a tantas posições de gol e de chutar tantas vezes é incomparável a qualquer outro jogador devido às suas características físicas, o que significa que ele é uma garantia de marcar gols.

Donut da temporada 2024/25 de Osimhen
Donut da temporada 2024/25 de OsimhenStatsPerform

Na última temporada do Super Lig, nenhum jogador deu mais chutes a gol do que Osimhen (138), 20 a mais do que o segundo colocado. Embora tenha marcado o maior número de gols na liga (26), ele também teve o maior número de grandes chances perdidas (26), ilustrando o ponto anterior.

A CAN tende a ser um torneio bastante caótico, com um jogo direto e muito físico. Portanto, os pontos fortes de Osimhen o tornam ainda mais valioso para a Nigéria.

Embora tenha marcado apenas um gol na última Copa do Mundo da FIFA, isso não mostra o quanto ele foi influente para o seu país, que chegou à final. A Nigéria não estava criando muitas chances para ele, mas seu jogo completo foi imenso.

A Nigéria perdeu para a Costa do Marfim na última final da AFCON
A Nigéria perdeu para a Costa do Marfim na última final da AFCONČTK / AP / Themba Hadebe

Os nigerianos esperam que ele tenha esse desempenho novamente, mas, desta vez, com mais gols.

Um triunfo em um torneio internacional significaria muito para a Nigéria, mas também para Osimhen. A grande esperança da nação, ele sentiu pressão a vida toda, portanto, isso não será novidade. Mas, depois de tudo o que passou, essa certamente será sua maior glória.

Acompanhe o jogo de abertura da Nigéria na CAN