Destaques do fim de semana: Raphinha e Macclesfield brilham, Wolfsburg dá vexame

Raphinha e o Barça ganharam a Supercopa da Espanha
Raphinha e o Barça ganharam a Supercopa da EspanhaProfimedia

Quem foram os destaques positivos e negativos no fim de semana no futebol mundial?

Raphinha fez gol decisivo em título do Barcelona, enquanto teve time que levou goleada histórica na Bundesliga.

Siga seus craques favoritos no seu app do Flashscore

Veja a lista: 

Destaques positivos

Macclesfield

O nome desse pequeno clube esteve na boca de milhões de torcedores no fim de semana. O valente time comandado por John Rooney, irmão mais novo de Wayne, surpreendeu o atual campeão da FA Cup, o Crystal Palace, vencendo por 2 a 1.

Atuando na sexta divisão, o Macclesfield se tornou o primeiro clube fora das cinco principais ligas profissionais ou semiprofissionais a eliminar o campeão vigente da competição de futebol mais antiga do mundo desde a edição de 1908/09, quando... o próprio Crystal Palace derrotou o Wolverhampton Wanderers na primeira fase.

Younes Ebnoutalib

Carreiras no futebol podem mudar de uma hora para outra, como Younes Ebnoutalib descobriu na sexta-feira. O atacante de 22 anos começou a temporada 2024/25 na sexta divisão da Alemanha, pelo Giessen. Após um ano de destaque na segunda divisão com o Elversberg, ele garantiu uma transferência de 8 milhões de euros para o clube de sua cidade natal, o Eintracht Frankfurt.

Isso já seria um feito e tanto, mas Ebnoutalib foi além. Ele foi titular contra o Dortmund e marcou um gol em sua estreia, ajudando no empate eletrizante por 3 a 3.

Antoine Semenyo

Pep Guardiola não repetiu o erro de Oliver Glasner no Crystal Palace e escalou um time forte para o duelo da FA Cup contra o Exeter City.

Entre os titulares estava o protagonista da mais recente novela de transferências, Antoine Semenyo. O atacante, recém-chegado do Bournemouth, precisou de menos de uma hora para dar uma assistência e marcar seu primeiro gol com a camisa do City logo na estreia.

O City venceu por 10 a 1, e o jogador nascido em Londres se tornou o primeiro a marcar e dar assistência em sua estreia pelo Manchester City desde Sergio Aguero, contra o Swansea, em agosto de 2011.

Robin Roefs

O feito do Macclesfield chamou a atenção, mas o fim de semana da FA Cup também revelou outros heróis. Um deles foi Robin Roefs.

Apesar de James Garner ter vencido o goleiro do Sunderland em cobrança de pênalti no fim do jogo, Roefs brilhou na disputa de penalidades e defendeu todas as três cobranças do adversário – incluindo a de Garner – garantindo a classificação do time para a próxima fase.

Scott McTominayRaphinha

Esses dois protagonistas marcaram dois gols cada e proporcionaram noites inesquecíveis para suas torcidas. O incansável brasileiro fez o primeiro e o terceiro – este, o gol do título – contra o Real Madrid, ajudando o Barcelona a conquistar o primeiro troféu do ano: a Supercopa da Espanha.

Já Scott McTominay balançou as redes duas vezes para frear o Inter e garantir ao seu time um ponto precioso em Milão, mantendo a disputa pelo título da Serie A aberta e dando ao Napoli esperança de defender a taça. O Inter se tornou o primeiro adversário contra o qual o meio-campista escocês marcou gols em três partidas diferentes da Serie A.

Destaques negativos

Kevin Behrens

Para Kevin Behrens, o amistoso do Lugano contra o Viktoria Plzen passou longe de ser apenas um jogo descontraído. No segundo tempo, o atacante perdeu a cabeça e agrediu o próprio companheiro de ataque.

Georgios Koutsias, sem saber das intenções de Behrens, foi derrubado e ainda ouviu insultos: "Cala a boca, seu moleque," teria gritado o ex-jogador do Wolfsburg.

Outros atletas logo intervieram para evitar que a situação piorasse, e Behrens foi substituído em seguida. O Lugano se manifestou oficialmente, prometendo investigar o caso e avaliar possíveis punições disciplinares.

Ricardo Pepi

Para o atacante do PSV, Ricardo Pepi, a partida contra o Excelsior teve um gosto agridoce, com ênfase no amargo. O americano marcou o segundo gol do time aos 23 minutos, mas caiu de mau jeito e quebrou o antebraço. A lesão vai afastá-lo dos gramados por pelo menos dois meses.

Há poucos dias, o PSV recusou uma oferta de 25 milhões de euros do Fulham por Pepi, esperando receber mais. Agora, o clube de Eindhoven terá que buscar um substituto. A boa notícia é que o atacante deve estar recuperado a tempo da Copa do Mundo.

Joao Palhinha e Lass Kourouma

O período de Natal e Ano Novo costuma ser um momento para acalmar os ânimos e começar o ano com mais tranquilidade. Mas Joao Palhinha e Lass Kourouma claramente não aproveitaram esse clima...

O meio-campista do Tottenham se irritou com a comemoração de Morgan Rogers após a vitória do Aston Villa na FA Cup e agarrou o atacante, iniciando uma confusão ainda maior.

Enquanto isso, na Espanha, o meio-campista do Girona, Kourouma, que havia acabado de entrar em campo contra o Osasuna, agrediu Aimar Oroz, que estava caído no gramado, provocando uma briga generalizada.

O cartão vermelho vai lhe dar tempo extra para refletir, embora ele já não estivesse tendo muitas oportunidades recentemente. O técnico Michel, por sua vez, mostrou elegância ao pedir desculpas a Ortiz pelo comportamento do seu jogador.

Wolfsburg

O Wolfsburg começou o ano novo com uma derrota acachapante para o Bayern de Munique. O arqueiro Kamil Grabara fez o que pôde, mas ainda assim buscou a bola no fundo da rede oito vezes, já que o placar de 8 a 1 representou a pior derrota do Wolfsburg na história da Bundesliga. Para piorar, nos últimos três jogos, os defensores do Wolfsburg marcaram quatro gols contra.

A única curiosidade que consola o time de Daniel Bauer é que o Wolfsburg balançou as redes nos últimos nove jogos da Bundesliga – sua maior sequência de jogos marcando gols na competição desde a série de 12 partidas entre 2 de novembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025.

Bayern massacrou o Wolfsburg no domingo
Bayern massacrou o Wolfsburg no domingoFlashscore