Raphinha fez gol decisivo em título do Barcelona, enquanto teve time que levou goleada histórica na Bundesliga.
Siga seus craques favoritos no seu app do Flashscore
Veja a lista:
Destaques positivos
Macclesfield
O nome desse pequeno clube esteve na boca de milhões de torcedores no fim de semana. O valente time comandado por John Rooney, irmão mais novo de Wayne, surpreendeu o atual campeão da FA Cup, o Crystal Palace, vencendo por 2 a 1.
Atuando na sexta divisão, o Macclesfield se tornou o primeiro clube fora das cinco principais ligas profissionais ou semiprofissionais a eliminar o campeão vigente da competição de futebol mais antiga do mundo desde a edição de 1908/09, quando... o próprio Crystal Palace derrotou o Wolverhampton Wanderers na primeira fase.
Younes Ebnoutalib
Carreiras no futebol podem mudar de uma hora para outra, como Younes Ebnoutalib descobriu na sexta-feira. O atacante de 22 anos começou a temporada 2024/25 na sexta divisão da Alemanha, pelo Giessen. Após um ano de destaque na segunda divisão com o Elversberg, ele garantiu uma transferência de 8 milhões de euros para o clube de sua cidade natal, o Eintracht Frankfurt.
Isso já seria um feito e tanto, mas Ebnoutalib foi além. Ele foi titular contra o Dortmund e marcou um gol em sua estreia, ajudando no empate eletrizante por 3 a 3.
Antoine Semenyo
Pep Guardiola não repetiu o erro de Oliver Glasner no Crystal Palace e escalou um time forte para o duelo da FA Cup contra o Exeter City.
Entre os titulares estava o protagonista da mais recente novela de transferências, Antoine Semenyo. O atacante, recém-chegado do Bournemouth, precisou de menos de uma hora para dar uma assistência e marcar seu primeiro gol com a camisa do City logo na estreia.
O City venceu por 10 a 1, e o jogador nascido em Londres se tornou o primeiro a marcar e dar assistência em sua estreia pelo Manchester City desde Sergio Aguero, contra o Swansea, em agosto de 2011.
Robin Roefs
O feito do Macclesfield chamou a atenção, mas o fim de semana da FA Cup também revelou outros heróis. Um deles foi Robin Roefs.
Apesar de James Garner ter vencido o goleiro do Sunderland em cobrança de pênalti no fim do jogo, Roefs brilhou na disputa de penalidades e defendeu todas as três cobranças do adversário – incluindo a de Garner – garantindo a classificação do time para a próxima fase.
Scott McTominay e Raphinha
Esses dois protagonistas marcaram dois gols cada e proporcionaram noites inesquecíveis para suas torcidas. O incansável brasileiro fez o primeiro e o terceiro – este, o gol do título – contra o Real Madrid, ajudando o Barcelona a conquistar o primeiro troféu do ano: a Supercopa da Espanha.
Já Scott McTominay balançou as redes duas vezes para frear o Inter e garantir ao seu time um ponto precioso em Milão, mantendo a disputa pelo título da Serie A aberta e dando ao Napoli esperança de defender a taça. O Inter se tornou o primeiro adversário contra o qual o meio-campista escocês marcou gols em três partidas diferentes da Serie A.
Destaques negativos
Kevin Behrens
Para Kevin Behrens, o amistoso do Lugano contra o Viktoria Plzen passou longe de ser apenas um jogo descontraído. No segundo tempo, o atacante perdeu a cabeça e agrediu o próprio companheiro de ataque.
Georgios Koutsias, sem saber das intenções de Behrens, foi derrubado e ainda ouviu insultos: "Cala a boca, seu moleque," teria gritado o ex-jogador do Wolfsburg.
Outros atletas logo intervieram para evitar que a situação piorasse, e Behrens foi substituído em seguida. O Lugano se manifestou oficialmente, prometendo investigar o caso e avaliar possíveis punições disciplinares.
Ricardo Pepi
Para o atacante do PSV, Ricardo Pepi, a partida contra o Excelsior teve um gosto agridoce, com ênfase no amargo. O americano marcou o segundo gol do time aos 23 minutos, mas caiu de mau jeito e quebrou o antebraço. A lesão vai afastá-lo dos gramados por pelo menos dois meses.
Há poucos dias, o PSV recusou uma oferta de 25 milhões de euros do Fulham por Pepi, esperando receber mais. Agora, o clube de Eindhoven terá que buscar um substituto. A boa notícia é que o atacante deve estar recuperado a tempo da Copa do Mundo.
Joao Palhinha e Lass Kourouma
O período de Natal e Ano Novo costuma ser um momento para acalmar os ânimos e começar o ano com mais tranquilidade. Mas Joao Palhinha e Lass Kourouma claramente não aproveitaram esse clima...
O meio-campista do Tottenham se irritou com a comemoração de Morgan Rogers após a vitória do Aston Villa na FA Cup e agarrou o atacante, iniciando uma confusão ainda maior.
Enquanto isso, na Espanha, o meio-campista do Girona, Kourouma, que havia acabado de entrar em campo contra o Osasuna, agrediu Aimar Oroz, que estava caído no gramado, provocando uma briga generalizada.
O cartão vermelho vai lhe dar tempo extra para refletir, embora ele já não estivesse tendo muitas oportunidades recentemente. O técnico Michel, por sua vez, mostrou elegância ao pedir desculpas a Ortiz pelo comportamento do seu jogador.
Wolfsburg
O Wolfsburg começou o ano novo com uma derrota acachapante para o Bayern de Munique. O arqueiro Kamil Grabara fez o que pôde, mas ainda assim buscou a bola no fundo da rede oito vezes, já que o placar de 8 a 1 representou a pior derrota do Wolfsburg na história da Bundesliga. Para piorar, nos últimos três jogos, os defensores do Wolfsburg marcaram quatro gols contra.
A única curiosidade que consola o time de Daniel Bauer é que o Wolfsburg balançou as redes nos últimos nove jogos da Bundesliga – sua maior sequência de jogos marcando gols na competição desde a série de 12 partidas entre 2 de novembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025.

