A sétima cabeça de chave venceu por 6-3, 7-6 (7/4) para avançar em Melbourne e enfrentar a chinesa Zheng Qinwen ou a norte-americana Bernada Pera.
Havia 70 posições separando Gauff e Raducanu, campeã do US Open de 2021, no ranking, mas isso não se refletiu em quadra, pois as duas tenistas lutaram por uma hora e 42 minutos na Rod Laver Arena.
Confira a chave feminina do Aberto da Austrália
As boas amigas trocaram muitas quebras de serviço, mas a virada veio no segundo set, quando Gauff corajosamente salvou dois set points sacando em 4-5.
"Acho que fiz um bom trabalho sem surtar no meu saque", disse a jogadora de 18 anos aos repórteres.
Gauff então ultrapassou a britânica em seu terceiro match point no tiebreak, antes de se abraçarem calorosamente na rede.
"Eu apenas disse a mim mesmo para aguentar firme e estava jogando um tênis muito bom no final", disse o adolescente.
Raducanu, de 20 anos, que está em 77º lugar no ranking, não mostrou sinais da lesão no tornozelo que a forçou a sair do recente Auckland Classic, que Gauff se sagrou campeã, seu terceiro título no WTA Tour.
"Parabéns para Emma", disse Gauff. "Eu sei que ela teve uma semana difícil em Auckland. Muito bom para ela poder jogar neste nível depois de um momento tão assustador. Toda a partida foi ótima e, considerando as circunstâncias, posso imaginar que nós duas estávamos nervosas. Este era um confronto há muito esperado desde o sorteio."