Balbuena é conhecido da torcida brasileira por ter defendido o Corinthians entre 2016 e 2018 e entre 2022 e 2023.
Confira as principais notícias do mercado da bola
O defensor reúne experiência na Premier League, quando jogou no West Ham entre 2018 e 2021. Antes de chegar ao futebol brasileiro, Balbuena defendeu Cerro de Franco, Rubio Ñú, Nacional e Libertad, todos clubes do seu país de origem.
O destaque no Paraguai chamou atenção do Corinthians, por onde também teve bom desempenho antes de ser negociado com o West Ham. De lá, ele seguiu para o futebol russo, antes de voltar ao Brasil por empréstimo ao Corinthians. No Timão, ficou por um ano antes de voltar ao Dínamo, que lhe rendeu nova experiência internacional.
Balbuena é presença frequente na seleção paraguaia. Sua estreia pela equipe nacional aconteceu em 2015, em um amistoso contra o México. São 48 partidas pelo Paraguai, com direito a cinco participações em edições da Copa América.
Ele esteve presente nas Olimpíadas de 2024 e atuou por seu país, pela última vez, em março deste ano, no empate contra a Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em 2017, ele ganhou a Bola de Prata, como um dos melhores zagueiros do Campeonato Brasileiro.