Mais

Holanda x Argentina: quatro lembranças de um clássico da Copa do Mundo

Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis na semifinal de 2014
Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis na semifinal de 2014Profimedia
A busca de Lionel Messi pela sua primeira Copa do Mundo continua na sexta-feira (9), quando a Argentina enfrentará a Holanda nas quartas de final. O confronto é uma repetição de algumas partidas clássicas na história do torneio.

Relembre quatro duelos entre Argentina e Holanda na Copa:

1974: Cruyff e companhia dão show

A Argentina nada pôde fazer para impedir uma onda de Futebol Total que veio sobre eles desde o apito inicial. O placar de 4 a 0 ficou até barato.

No auge, Johan Cruyff abriu e fechou o placar em uma exibição mágica da equipe que criou as táticas que influenciariam o futebol nas décadas seguintes.

A Holanda ajudou a eliminar a Argentina na segunda fase e avançou à final, mas acabou derrotada pela anfitriã Alemanha Ocidental, de Gerd Müller.

1978: Holandeses amargam outro vice

Com saudades de Cruyff, que sofreu uma tentativa de sequestro antes do torneio, a Holanda perdeu sua segunda final consecutiva contra a nação anfitriã. Desta vez foi para a Argentina, em uma Copa do Mundo usada pela ditadura militar do país para melhorar sua imagem.

Alegações de manipulação de resultados e pressão política em favor da Argentina circularam durante todo o torneio, mas uma disputa tensa e às vezes violenta teria sido resolvida a favor da Holanda se o chute de Rensenbrink no último minuto não tivesse acertado a trave.

A Argentina conquistou sua primeira Copa do Mundo na prorrogação graças ao craque Mario Kempes, que abriu o placar no tempo normal e depois recolocou os anfitriões em vantagem, antes de Daniel Bertoni fechar o placar em 3 a 1.

1998: A magia de Bergkamp

Dennis Bergkamp marcou muitos gols espetaculares em sua carreira, mas poucos igualaram a importância do que definiu a vitória no último minuto nas quartas de final de 1998, sobre a Argentina, em Marselha.

Os holandeses tinham uma escalação assustadora, com Patrick Kluivert e os irmãos De Boer, além de Edgar Davids no meio-campo e o quase imbatível Edwin van der Sar no gol.

Um duelo eletrizante em que os dois lados acertaram a trave parecia pender para os argentinos quando Arthur Numan foi expulso por derrubar Diego Simeone.

Mas Ariel Ortega recebeu um cartão vermelho ao dar uma cabeçada em Van der Sar. O jogo parecia estar indo para a prorrogação sob um calor escaldante.

Tudo mudou quando Frank de Boer lançou Bergkamp e o atacante do Arsenal fez o resto, trazendo a bola para baixo antes de cortar para dentro e marcar um dos grandes gols da Copa do Mundo.

2014: Vitória de pênalti coloca Argentina na final

Louis van Gaal era o técnico há oito anos, quando a Holanda perdeu a final do Brasil após uma derrota nos pênaltis para seus antigos adversários. Van Gaal teve Arjen Robben e Robin van Persie à sua disposição, enquanto Messi, no seu auge, esteve em campo pela Argentina. Os times acabaram se anulando em uma partida de poucas oportunidades.

Ron Vlaar perdeu o primeiro pênalti dos holandeses e Wesley Sneijder deu à Argentina a chance da vitória ao perder o terceiro, o último ato na Copa do Mundo de sua carreira.

A Argentina perderia para a Alemanha na final e sua seca na Copa do Mundo agora é de 36 anos, enquanto os holandeses só voltaram ao torneio oito anos depois.