A cazaque nascida na Rússia estava afiada desde o início e apenas um atraso de 25 minutos para fechar o teto do estádio devido a uma chuva passageira a impediu de encerrar o set de abertura meia hora após chegar à quadra.
Veja como foi a vitória de Elena Rybakina sobre Jelena Ostapenko
A ex-campeã do Aberto da França, Ostapenko, parecia incapaz de lidar com o ritmo e a força de Rybakina na parcial decisiva, mas aumentou a intensidade de suas respostas no serviço para abrir uma vantagem de 2 a 0 no início do segundo set.
Rybakina, que eliminou o cabeça-de-chave Iga Swiatek na quarta rodada, quebrou o serviço da adversária, no entanto, e salvou quatro break points no game seguinte para se consolidar no duelo.
A jogadora, de 23 anos, aproveitou o momento para quebrar novamente o serviço da oponente letã e abrir uma vantagem de 3 a 2. A partir daí, coube a Rybakina a missão de apenas cuidar de seu poderoso saque.
Houve algum nervosismo quando Rybakina sacou para garantir a vaga em sua segunda semifinal de Grand Slam, mas ela fechou a disputa no terceiro match point com seu 11º ace na competição.
"Estou muito feliz por estar nas semifinais pela primeira vez", disse Rybakina. "É claro que estava nervosa, principalmente no último game, mas estou feliz por ter controlado minhas emoções. Joguei muito bem hoje."
Ostapenko foi claramente a segunda melhor, mas se consolou por ter tido sua melhor exibição em Grand Slams desde que chegou às semifinais de Wimbledon em 2018, um ano depois de conquistar o título de Roland Garros.
"Só posso levar coisas positivas daqui", disse a tenista de 25 anos.
"Acho que meu jogo foi muito bom em todas as partidas, exceto talvez hoje. Não estava realmente lá, e ela (Rybakina) teve um bom dia. Sim, é seguir em frente e trabalhar. Acho que jogarei melhor se fizer as coisas certas. "
Rybakina, cabeça-de-chave apenas porque os pontos do ranking não foram concedidos em Wimbledon no ano passado, enfrentará Victoria Azarenka, bicampeã do Aberto da Austrália.
"Adversária difícil, mas como sempre, vou tentar me preparar", disse ela.
"Vou tentar acompanhar as partidas, analisar, pensar nisso e com certeza vou dar o meu melhor dentro de quadra."