Lindsey Vonn é levada a hospital após sofrer queda na final das Olimpíadas de Inverno

Lindsey Vonn sofreu forte queda durante descida
Lindsey Vonn sofreu forte queda durante descidaJOEL MARKLUND / Bildbyran Photo Agency / Profimedia

A lenda do esqui dos Estados Unidos, Lindsey Vonn, foi levada de helicóptero ao hospital depois de sua ousada tentativa de conquistar o ouro olímpico no downhill terminar em um acidente assustador, apenas 13 segundos após a largada, neste domingo (8), com o ligamento cruzado anterior rompido.

Uma fonte informou à Reuters que um helicóptero estava levando a atleta de 41 anos para um hospital em Treviso, depois que ela foi imobilizada em uma maca e içada da pista ensolarada Olimpia delle Tofane.

Vonn, cuja luta para chegar à largada mesmo com uma lesão no joelho dominou os primeiros dias das Olimpíadas de Milano Cortina, viu sua improvável busca ser interrompida por uma dor intensa na neve.

Usando o número 13 e com uma proteção no joelho esquerdo, lesionado em uma queda em Crans Montana no dia 30 de janeiro, Vonn parecia motivada no portão de largada.

Ela bateu os bastões de esqui antes de partir, descendo de forma agressiva uma de suas pistas favoritas, em uma montanha onde já foi recompensada no passado.

Medalhista de ouro em 2010 e segunda maior vencedora da história da Copa do Mundo de esqui feminino, com 84 vitórias, Vonn pareceu bater o ombro na quarta porta, perdeu o controle e foi lançada para o alto.

Vonn foi envolvida em um acidente grave
Vonn foi envolvida em um acidente graveREUTERS / IOC / OBS

Em seguida, ela saiu da pista em alta velocidade até parar caída no chão. Vonn pôde ser ouvida gritando, enquanto a torcida e companheiros de equipe reagiam em choque, antes de um silêncio tomar conta da área de chegada lotada.

Ela foi rapidamente cercada por vários médicos e oficiais, até que o helicóptero de resgate alpino amarelo 'Falco 2' chegou e a içou em uma maca laranja. O helicóptero levou Vonn inicialmente ao Hospital Codivilla Putti, em Cortina, para avaliação médica. Enquanto sobrevoava a cidade, os espectadores aplaudiram.

"A equipe médica agiu imediatamente e o tempo de resposta foi excelente", informou o Comitê Olímpico Internacional. Não havia informações imediatas sobre seu estado de saúde.

Esquiadores ficam em choque

A compatriota Breezy Johnson, campeã mundial que havia feito o melhor tempo, cobriu os olhos e desviou o olhar quando o helicóptero foi chamado.

Mais tarde, Johnson foi coroada campeã em um dia de sentimentos mistos para o time, com orgulho e dor.

Vonn foi levada de helicóptero
Vonn foi levada de helicópteroReuters

"Meu coração está com ela", disse Johnson, primeira americana a conquistar medalha nos Jogos, acrescentando que o técnico de Vonn contou que ela estava torcendo do helicóptero. "Quando você ama tanto uma pista e ela te machuca desse jeito, dói ainda mais."

Vonn sonhava em se tornar a medalhista olímpica mais velha do esqui alpino, depois de vencer duas provas de downhill na Copa do Mundo este ano e subir ao pódio nas outras três.

Considerada talvez a atleta de maior destaque nos Jogos, a queda causou grande comoção no segundo dia de competições.

O companheiro de equipe, o esquiador de downhill Bryce Bennett, que assistia em um telão na praça de Bormio, onde acontecem as provas masculinas, ficou atônito com o que viu.

"É realmente uma pena. O risco do downhill é alto e... Todo mundo faz parecer fácil quando tudo está indo bem, mas aí você vê como tudo pode mudar de repente", disse ele à Reuters. "A perna direita dela não parecia nada boa, mas vamos ver."

Vonn arriscou demais

Até os comentaristas de TV ficaram visivelmente abalados com a queda de Vonn. A bicampeã olímpica Tina Maze, que trabalha para a Eurosport, disse que Vonn arriscou demais em sua descida.

"Claro que, se você não está 100%, as consequências podem ser ainda piores, mas todos conhecemos a Lindsey", afirmou. "Foi uma decisão dela, ela quis competir de qualquer jeitoÉ muito difícil para todo mundo aqui ver isso, especialmente para a família, os companheiros de equipe e todos que trabalham com ela. Realmente é terrível", lamentou.

O presidente da FIS, Johan Eliasch, disse que esse é um lado duro e trágico das corridas de esqui.

"Só posso agradecer pelo que ela fez pelo nosso esporte, porque essa prova foi o assunto dos Jogos e colocou nosso esporte em destaque", completou. "Espero que ela se recupere rápido e volte a esquiar muito em breve."

A irmã de Vonn, Karin Kildow, disse que ela colocou todo o coração para competir nas Olimpíadas, ainda mais por ser em uma pista que ela ama tanto.

"Definitivamente era a última coisa que queríamos ver", contou à NBC. "Quando isso acontece, a gente só torce para que ela esteja bem, foi assustadorEla foi corajosa e deu tudo de si", elogiou.