Mais

Campeão, mais jogos em Copas e craque do torneio: as marcas de Messi no Catar

Assim que entrou em campo contra a França, Messi se tornou o jogador com mais partidas em Copas do Mundo
Assim que entrou em campo contra a França, Messi se tornou o jogador com mais partidas em Copas do MundoAFP
Ao mesmo tempo em que a Copa do Mundo do Catar pode ter sido de contagem regressiva para Lionel Messi, craque da Argentina, a presença da sua seleção no campeonato permitiu que ele chegasse a um dos recordes mais importantes da sua carreira. E não estamos falando de gols, títulos ou assistências.

Assim que entrou em campo contra a França, Messi se tornou o jogador com mais partidas realizadas em Copas do Mundo. Foram 26 apresentações, superando o alemão Lothar Matthäus.

Messi, com cinco participações em Mundiais, se igualou ao ídolo germânico na semifinal contra a Croácia e superou outras referências do mundo da bola no decorrer da competição, como o italiano Paolo Maldini (23 jogos) e Miroslav Klose (24). Entre os argentinos, Messi, no Catar, deixou para trás os compatriotas Javier Mascherano (20) e Diego Maradona (21). 

Para coroar a nova marca, Messi foi decisivo com dois gols na grande decisão destre domingo contra a França. 

Confira como foi Argentina x França

Destaque atrás de destaque

Messi foi muito além de entrar em campo com muitos jogos de Copa. A cada apresentação, surgiu a oportunidade, muitas vezes bem aproveitada, de fazer valer a expectativa de torcedores e mídia, sedendo por ver um gênio a poucos metros. Messi termina a Copa na vice artilharia com sete gols e sendo o jogador com mais assistências (3) em toda a competição.

Pela primeira vez na história, um atleta marcou em todos os jogos eliminatórias de uma Copa, com Messi deixando sua marca nas oitavas de final contra a Austrália, nas quartas contra a Holanda, nas semis contra a Croácia e na final diante da França. Além disso, chegou aos 13 gols, superando feito de Pelé em Copas (12) e igualando o número de tentos do francês Just Fontaine. 

Ainda falta um caminho a ser percorrido para empatar com Miroslav Klose como maior artilheiro em Mundiais (16). Antes do alemão, estão Gerd Muller (Alemanha) com 14 e Ronaldo (Brasil) com 15.

Uma participação a mais (é pedir muito?) de Messi em Copas poderia fazer mais um recorde ir para o espaço, o deixando na frente de ídolos da história do futebol.