Mais

Mbappé e o poder estelar de seu futebol em Bondy, sua cidade natal

Academia de futebol em Bondy e a forte influência de Mbappé no sonho de milhares de crianças da cidade
Academia de futebol em Bondy e a forte influência de Mbappé no sonho de milhares de crianças da cidadeProfimedia
Enquanto o astro do futebol francês Kylian Mbappé se prepara para a final da Copa do Mundo neste domingo (18) no Catar, a presença do atacante também é fortemente sentida em Bondy, a despretensiosa cidade-satélite de Paris, onde ele cresceu.

"Ah, Kylian, a estrela em ascensão - a estrela das estrelas", disse Kamel Ghehioueche, 41, à agência Reuters, agasalhado em frente à prefeitura, um prédio austero de concreto da década de 1960, enquanto os agentes de estacionamento limpavam o mercado de Natal ao fundo.

O entusiasmo local pelo filho favorito da cidade é palpável, atravessando a escuridão do inverno antes da partida de domingo (18) entre os atuais campeões e a Argentina.

Em sua segunda final de Copa do Mundo, Mbappé, de 23 anos, jogará contra seu companheiro de PSG, o astro argentino Lionel Messi.

"Kiki, nós amamos você!" disse Melissa Toumi, 28, que se recorda de Mbappé durante sua juventude, treinando em um campo de futebol da cidade. 

No estacionamento da lanchonete Harry's Cafe, a imagem do famoso atacante se eleva atrás dela, cobrindo um dos lados de um prédio de 10 andares.

"Queremos a terceira estrela", disse Dounia Zeghadi, 34, referindo-se a outra estrela na camisa da seleção francesa, que significará a terceira vitória na Copa do Mundo depois das duas anteriores em 1998 e 2018, esta última quando Mbappé alcançou a fama.

"Kylian, traga o prêmio para casa, inshallah", disse Frikhi Mansour, que se lembra de cortar regularmente o cabelo de Mbappé quando ele era jovem.

"Eu disse a ele: 'Quando você for um grande astro do futebol, me ligue!' É uma ótima lembrança", disse ele, apontando para as fotos tiradas com a estrela envolta em uma capa de barbeiro.

Mbappé é "o orgulho da cidade", disse Elisa Doughty, 49, uma americana que foi atraída para Bondy por sua mistura de nacionalidades e suas moradias mais acessíveis.

Conhecida por sua grande população de migrantes do centro e norte da África, a arquitetura de Bondy também é uma mistura, com fileiras organizadas de casas de aldeia intercaladas entre blocos de apartamentos de cimento e rodovias que cortam a expansão urbana.

Os pais de Mbappé, a jogadora de handebol Fayza Lamari e o técnico de futebol Wilfried Mbappé, também são nomes conhecidos; a família é conhecida por suas contribuições de caridade para a cidade.

"Ele não esqueceu. Às vezes, quando as coisas ficam grandes, esquecemos um pouco de onde viemos", disse a aposentada Marie-Helene Fontarnou.

"Ele certamente está liderando o caminho para a próxima geração de jogadores de futebol", disse Doughty, observando que seu sucesso energizou os clubes locais.

A cidade tem mais estrelas em ascensão por vir, disse Ghehioueche. "Acho que não vai parar por aqui."

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore