O atacante do Paris Saint-Germain, ganhador de sete Bolas de Ouro, já tinha conquistado o Prêmio Laureus de melhor atleta do ano em 2020, ao lado do piloto britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1. Messi concorreu ao prêmio individual com seu companheiro de clube Kylian Mbappé, vice-campeão mundial com a França na Copa do Catar.
O tenista espanhol Carlos Alcaraz, campeão do US Open em 2022 e número 1 do mundo mais jovem da história, foi eleito a revelação do ano. O jogador dinamarquês Christian Eriksen foi eleito pela volta por cima do ano, por ter retomado sua carreira de alto nível no futebol inglês, após sofrer uma parada cardíaca durante um jogo da Eurocopa em 2021.

A atleta jamaicana Shelly-Ann Fraser Pryce, campeã do mundo nos 100 metros rasos pela quinta vez no ano passado, em Eugene (Estados Unidos), foi a premiada como a melhor atleta mulher do ano. Também foram laureadas a maratonista suíça Catherine Debrunner (melhor para-atleta do ano) e a bicampeã olímpica de esqui estilo livre americana Eileen Gu (atleta nos esportes de ação).

Os Prêmios Laureus são entregues todos os anos desde 2000 pela Academia Laureus, mediante um júri composto por 71 grandes lendas do esporte. A cerimônia de 2023 foi a primeira organizada de maneira presencial desde 2020, depois de duas edições virtuais devido às restrições ligadas à pandemia de COVID-19.