Estar nas semifinais garante à Argentina a disputa de outro jogo no Catar, a final ou o duelo pelo terceiro lugar. Com isso, Messi tem tudo a seu favor para chegar às 26 partidas e estabelecer um novo recorde. O astro argentino havia chegado ao Catar com 19 partidas disputadas nas quatro Copas do Mundo em que participou anteriormente.
Acompanhe a Copa do Mundo pelo Flashscore
Ao longo da atual edição do torneio, ele se tornou o jogador argentino com mais partidas em Copas do Mundo, superando Javier Mascherano (20) e Diego Maradona (21).
Nas oitavas de final, alcançou o italiano Paolo Maldini (23) no pódio histórico e, nas quartas de final, o alemão Miroslav Klose (24). Só restava Matthäus à sua frente.
Na Copa da Alemanha de 2006, edição de sua estreia, Messi entrou em campo em três das cinco partidas que sua seleção disputou. Depois, jogou todas as partidas da Argentina: as cinco na África do Sul em 2010, as sete no Brasil em 2014 e as quatro na Rússia em 2018, além das seis no Catar.
A estreia em Gelsenkirchen
Para encontrar a primeira partida de Messi em uma Copa do Mundo, é preciso voltar a 16 de junho de 2006, quando a Argentina enfrentou a seleção da Sérvia e Montenegro pela segunda rodada da fase de grupos, em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Messi começou esse jogo como reserva mas entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo, no lugar de Maxi Rodríguez, e depois marcou o sexto gol de sua equipe na vitória por 6 a 0, já aos 43 minutos.
Começava aí uma longa história para ele na competição, onde até agora não conseguiu se sagrar campeão. O mais perto que chegou foi no Brasil em 2014, quando a Argentina foi derrotada por 1 a 0 pela Alemanha com um gol na prorrogação na final disputada no Maracanã. Matthäus, hoje com 61 anos, conquistou a Copa do Mundo na Itália em 1990.
Disputou suas 25 partidas em Copas do Mundo distribuídas em cinco edições: duas na Espanha em 1982, sete no México em 1986, sete na Itália em 1990, cinco nos Estados Unidos em 1994 e quatro na França em 1998.
Messi já havia igualado outro recorde de Matthäus - e de outros jogadores - no Catar, o número de Copas do Mundo disputadas, com cinco. Não são os únicos recordes do craque argentino neste Mundial.
Em número de gols, Messi chegou a 11 e ultrapassou Gabriel Batistuta como argentino com mais gols no torneio. A estrela do Paris Saint-Germain havia chegado ao Catar com seis. O argentino ainda está longe do recorde absoluto de gols, que pertence a Miroslav Klose, com 16.