As Melhores Lutas do UFC de Todos os Tempos: Combates Históricos!

Atualizada
Anderson Silva e Demian Maia em luta histórica pelo UFC 112, em 2010.
Anderson Silva e Demian Maia em luta histórica pelo UFC 112, em 2010. (Photo by KARIM SAHIB / AFP)

Confira lista preparada pelo Flashscore com as dez melhores lutas do UFC de todos os tempos. Combates históricos com lutadores brasileiros, lutas épicas e finalizações inesquecíveis!

Maior evento de Artes Marciais do Mundo, o UFC desperta a paixão dos fãs pelos esportes de lutas há mais de três décadas, sendo realizado desde 1993, fundado por Art Davie e Rorion Gracie. Idealizado como o torneio de união das diversas modalidades de lutas, o UFC buscava encontrar o estilo mais eficiante e vencedor.

O primeiro evento do UFC em novembro de 1993, em Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, ainda com estrutura precária e regras frágeis. Dominando os adversários no solo, explorando o potencial do Jiu Jitsu, o brasileiro Royce Gracie foi o primeiro campeão do UFC. 

De lá para cá, o UFC já teve mais de 300 eventos realizados, com 19 brasileiros conquistando o cinturão das diversas categorias em disputa. Alex Poatan e Alexandre Pantoja, ainda em atividade, são atuais campeões nas categorias meio-pesado e peso-mosca, respectivamente.

10 melhores lutas da história do UFC

Com batalhas sangrentas e lutas históricas, o UFC se tornou um fenômeno das lutas no mundo com histórias que marcaram gerações, lutadores que se tornaram ídolos e para sempre estarão presentes na memória dos fãs do esporte. Confira a seguir lista com as 10 melhores lutas do UFC!

Alex Poatan em luta contra Israel Adesanya em 2022, em Nova Iorque, pelo UFC 281.
Alex Poatan em luta contra Israel Adesanya em 2022, em Nova Iorque, pelo UFC 281.(Photo by VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS / Brazil Photo Press via AFP)

1 - Anderson Silva x Vitor Belfort - UFC 126

O primeiro lugar da lista de melhores lutas da história do UFC ocorreu em 5 de fevereiro de 2011, no evento 126, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com forte rivalidade, amplificadas pelas seguidas trocas de farpas entre os lutadores, Anderson Silva e Vitor Belfort pararam o mundo das artes marciais em um confronto histórico. 

Tão aguardada pelos fãs, a luta durou menos que o previsto. Anderson Silva confirmou o favoritismo, dominou Belfort e realizou nocaute ainda no primeiro round. Com menos de dois minutos de combate, o Spider acertou chute indefensável, derrubou Belfort e finalizou a luta. 

14 anos depois, a luta ainda é lembrada por todos pela repercussão antes do combate, pelas seguidas provocações e pela finalização época. O confronto foi visto como um marco no MMA no Brasil, que na época vivia o seu auge. 

2 - Robbie Lawler x Rory MacDonald 2 - UFC 189

Disputada em 2015 no UFC 189, a luta entre Robbie Lawler x Rory MacDonald é considerada uma das mais brutais já vistas dentro do óctogono. Com cinco rounds super disputados, os dois lutadores não temeram pela extrema violência e uma grande capacidade de absorver golpes poucas vezes vistas na história. 

A luta terminou com Robbie Lawler como vencedor, que encerrou o combate com nocaute técnico há um minuto do fim do quinto round. Rory MacDonald caiu no solo ao não resistir mais trocar golpes após ter o nariz quebrado, encerrando uma batalha sangrenta. Os dois deixaram a arena com os rostos desfigurados. 

O combate valia o cinturão dos pesos meio-médios, onde Rory desafiava Robbie para uma revanche. O feito realizado no UFC 189 levou o prêmio de Luta do Ano de 2015.

3 - Jon Jones x Alexander Gustafsson 1 - UFC 165

Considerado por muitos o maior lutador da história do UFC, Jon Jones se tornou campeão do UFC na edição 128 ao vencer o brasileiro Maurício 'Shogun' Rua. O lutador norte-americano anunciou aposentadoria do óctogono em junho de 2025 sem perder o título e sendo super dominante, mas passou sufoco contra Gustafsson em confronto histórico.

Realizado em setembro de 2013, Jon Jones e Alexander Gustafsson disputaram o cinturão da categoria meio-pesado. Após cinco rounds intensos, Jon Jones venceu por decisão unânime, em uma das decisões mais apertadas da história das disputas de título do UFC. 

Com alto nível técnico, a luta contou com a primeira queda de Jones no UFC e enorme capacidade de resistência de Gustafsson, que resistiu a cotovelada brutal do adversário. O combate entre os dois lutadores venceu o prêmio de Luta do Ano de 2013. 

4 - Dan Henderson x Maurício “Shogun” Rua 1 - UFC 139

Dois dos principais nomes do UFC nos anos 2000, Dan Henderson e Maurício Shogun ficaram famosos no UFC pela capacidade exagerada e agressiva de trocar golpes sem pensar nas consequências. O combate entre os dois, no UFC 139, ocorreu em março de 2014. 

O combate entre o brasileiro e o norte-americano teve múltiplas reviravoltas, com os fãs acreditando que qualquer um poderia cair a todo instante, mas os dois não deixaram o ritmo da luta cair. Em cinco rounds parelhos, Dan Henderson venceu após decisão unânime dos árbitros. 

Em seleções realizadas pelos fãs de UFC, a luta entre Dan Henderson x Maurício "Shogun" Rua é listada como a mais emocionante da história. Dois lutadores lendários que fizeram combate a altura. 

5 - Israel Adesanya x Kelvin Gastelum - UFC 236

Realizada em 2019, no UFC 236, Israel Adesanya e Kelvin Gastelum disputaram o cinturão interino dos médios e entregaram aos fãs um combate com altíssimo nível técnico e emocional. Com cinco épicos rounds, o combate rendeu elogios públicos de Dana White, presidente do UFC, que rasgou palavras aos lutadores. 

“A luta entre Israel Adesanya e Kelvin Gastelum no UFC 236 foi uma das lutas mais incríveis que eu já vi na minha vida. Foi uma guerra absoluta com o título interino em jogo. Parabéns ao Israel Adesanya e ao Kelvin Gastelum por protagonizarem uma luta que será lembrada para sempre”, disse Dana White. 

Após cinco rounds super disputados, o combate entre Adesanya e Gastelum foi decidido pelos árbitros, garantindo a vitória de Adesanya por pontos. Seis anos após a disputa, o combate foi incluído no Hall da Fama do UFC. A luta é considerada uma virada de chave na carreira de Adesanya, o transformando em estrela global. 

6 - Anderson Silva x Chael Sonnen 1 - UFC 117

Com seguidas trocas de provocações ao longo dos meses antes da luta, Anderson Silva e Chael Sonnen entregaram no óctogono combate a altura do que os fãs estavam esperando. Dominante ao longo dos cinco rounds, Sonnen surpreendeu a todos e deixou o favoritismo do Spider de lado. Com estilo agressivo, o norte-americano deixou o brasileiro em apuros. 

A grande emoção do combate, no entanto, estava guardada para o round final, quando Anderson Silva conseguiu encaixar a guardar em Sonnen, aplicando finalização com triangulo nos minutos finais e vencendo a luta. O combate entrou para a lista das maiores viradas da história do UFC. 

Dono do cinturão, Anderson superou a imposição de Sonner e manteve o título de campeão da categoria. Em 2012, os dois se enfrentaram em revanche, com nova vitória do brasileiro, desta vez no segundo round e sem tantas emoções.

7 - Kamaru Usman x Colby Covington 1 - UFC 245

Kamaru Usman e Colby Covington se tornaram famosos no UFC pela especialidade no wresling, mas deixaram o estilo principal de lado e resolveram o combate no UFC 245 com franca trocação, apostando forte no boxa em um ritmo alucinante. 

Marcada pela rivalidade pessoal, provocações prévias e equilíbrio técnico, o combate entre Kamaru Usman e Colby Covington terminou com vitória de Usman com nocaute técnico no quinto round após golpe que quebrou o maxilar de Covington. Na época famoso pelas declarações polêmicas, Covington chamou o Brasil de país lixo.

Após o combate, Kamaru saiu em defesa do Brasil e deu resposta a altura. "Eu fiz isso pelo mundo inteiro", disse Usman após a vitória. "E aí, Brasil, isso é para vocês", completou no fim, arriscando em português. O clima entre os lutadores marcou uma geração de fãs do esporte, que até hoje lembram do histórico combate. 

8 - Frankie Edgar x Gray Maynard 2 - UFC 125

Frankie Edgar e Gray Maynard protagonizaram uma luta histórica no UFC 125, em 2011, quando deixaram o óctogono após três rounds com o empate. Edgar, na época o atual campeão da categoria, viu Maynard lutar melhor nos primeiros rounds, demonstrando enorme capacidade de resistência aos golpes. 

O empate entre os dois lutadores venceu o prêmio de Luta da Noite, marcando história do UFC após os placares de 46- 48, 48-46 e 47-47. O combate é até hoje uma das maiores demonstrações de resistência da história do UFC.

9 - Max Holloway x Calvin Kattar - UFC Fight Night

Max Holloway e Calvin Kattar realizaram em 2021 um dos combates mais marcantes do ano, com Holloway impressionando pelo domínio técnico, sendo superior ao adversário, mas sem conseguir o nocaute. Holloway completou 447 golpes no combate, quebrando recorde histórico no UFC.  

Além do volume absurdo, Holloway impressionou pela criatividade, precisão e confiança, chegando a conversar com comentaristas enquanto esquivava de golpes. Mesmo sem nocaute, a luta entrou para a história como uma aula de striking em nível mundial.

10 - Conor McGregor x Nate Diaz 2 - UFC 202

Conor McGregor e Nate Diaz tiveram uma das melhores rivalidades do UFC na última décadas. Após primeira luta entre os dois, que terminou com vitória de Nate Diaz no começo do segundo round em submissão, os dois se encararam em agosto de 2015 para combate final.

Sedento por revanche, McGregor superou o favoritismo de Nate Diaz, foi melhor ao longo dos cinco rounds e levou a vitória por pontos. A vitória por pontos consolidou a rivalidade como uma das mais icônicas do MMA e quebrou recordes de vendas de pay-per-view no UFC.

O combate, realizado em 2015, marcou a virada de Conor McGregor como o principal nome midiático do UFC. 

Brasileiros campeões do UFC

Entregue aos campeões do UFC desde 1997, o Cinturão é o maior sonho dos lutadores e almejado por todos que entram na organização norte-americana. Ao longo dos 28 anos, 19 brasileiros já levaram o cinturão para casa. Marco Ruas (1995), Royce Gracie (1993, 1994, 1994) e Vitor Belfort (1997) também foram campeões, mas ainda no modelo antigo.

Cinturão do UFC, entregue aos campeões.
Cinturão do UFC, entregue aos campeões.(Photo by Thiago Ribeiro / AGIF / AGIF via AFP)

Lista dos 19 lutadores brasileiros campeões do UFC

Alex Poatan: peso-médio (2022 - 2023) e peso meio-pesado (2023 - atualmente)

Alexandre Pantoja: peso-mosca (2023 - atualmente)

Amanda Nunes: peso-galo feminino (2016 - 2021; 2022 - 2023) e peso-pena feminino (2018 - 2023)

Anderson Silva: peso-médio (2006 - 2012)

Rodrigo "Minotauro" Nogueira: peso-pesado (2008*)

Charles Oliveira: peso-leve (2021 - 2022)

Cris Cyborg: peso-pena feminino (2017 - 2018)

Deiveson Figueiredo: peso-mosca (2020 - 2021; 2022 - 2023)

Fabricio Werdum: peso-pesado (2014*, 2015 - 2016)

Glover Teixeira: peso meio-pesado (2021 - 2022)

Jéssica Andrade: peso-palha (2019)

José Aldo: peso-pena (2010 - 2015; 2016*; 2016)

Junior dos Santos: peso-pesado (2011 - 2012)

Lyoto Machida: peso meio-pesado (2009 - 2010)

Mauricio Rua: peso meio-pesado (2010 - 2011)

Murilo Bustamante: peso-médio (2002)

Rafael dos Anjos: peso-leve (2015 - 2016)

Renan Barão: peso-galo (2012 - 2013*; 2014)

Vitor Belfort: peso meio-pesado (2004)

*títulos interinos

Poatan manteve cinturão após derrotar Ankalaev.
Poatan manteve cinturão após derrotar Ankalaev.(Photo by VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS / Brazil Photo Press via AFP)

Descubra as melhores promoções para suas apostas

Se estiver procurando tirar vantagem nas lutas do UFC para suas apostas, o Flashscore está aqui para ajudar. Na nossa página de apostas, você encontrará algumas das melhores promoções e códigos de bônus do mercado.