Mais

Mundo da bola faz justiça ao brindar um gênio com sua taça mais cobiçada

Mundo da bola faz justiça ao brindar um gênio com sua taça mais cobiçada
Mundo da bola faz justiça ao brindar um gênio com sua taça mais cobiçadaAFP
A história de um gênio da bola se encerrar com dois vices da Copa do Mundo não seria algo justo. Estar tão próximo e tão longe da maior conquista do planeta seria um castigo, um desgosto amargo demais para quem tão nos brindou com lances mágicos, gols antológicos, jogadas que nos fazem querer rever por algumas vezes, tentando de alguma forma acreditar no que está diante dos nossos olhos.

Confira como foi Argentina x França

Messi, caso tenha feito sua última participação em Copas do Mundo, se despede com a taça que faltava e perseguiu por tanto tempo. Sua estreia foi em 2006, mas só em 2014 ficou mais próximo do que seria o maior título da carreira.

Messi anotou sete gols na em sete jogos na Copa
Messi anotou sete gols na em sete jogos na CopaAFP

O vice para a Alemanha, no Brasil, foi um dos capítulos que o fez repensar na sua continuidade na seleção argentina. Este seria um castigo extra para os torcedores hermanos, que não mereciam deixar de ter o gosto especial de comemorar uma Copa vencida por um dos seu maiores gênios. 

Por tudo que Lionel Messi representa para sua nação e para o futebol, o título do Mundial conquistado neste domingo, sobre a França, com dose de extra de emoção, chega para reverenciar um 10 que aparece em uma ou outra geração. Foi preciso sofrer até as penalidades para que a sonhada taça viesse. 

A Argentina tem a sorte e o privilégio de contar com um novo capitão, canhoto e gênio com a bola nos pés, que levou o time ao título da sua terceira Copa Mundo. Maradona tem um "herdeiro" que cumpriu bem sua missão com a camisa da albiceleste. O que faltava, não falta mais, com uma "saideira" para deixar qualquer amante da bola feliz e orgulhoso pela mais nova conquista de "La Pulga".

Mapa de passes de Messi na grande decisão
Mapa de passes de Messi na grande decisãoOpta by Stats Perform

A demora excessiva e o roteiro de sair na frente, abrir 2 a 0 e sofrer o empate, parece ter sido proposital para criar um caminho que fez todo o esforço valer a pena. Apesar do sofrimento e percalços, chega o momento de enriquecer uma trajetória gloriosa que será lembrada por décadas. Messi, agora sim, não permite que falte nada na sua carreira e na sua história dentro das Copas do Mundo. Os invejosos que se mordam.

A "tercera" chega pelos pés de um gênio magistral, que termina a competição no Catar com sete gols e na vice-artilharia, além de ser o jogador com mais assistências na competição. O Mundial era o que faltava na carreira do jogador do PSG. A "cereja do bolo" mais doce que poderia ter para o povo argentino.