Ele falou em um post do Instagram de suas batalhas pessoais e das pressões que vieram com sucesso. Ele disse que estava cansado e que não gostava do esporte tanto quanto antes.
"Todos querem estar no seu lugar até ocuparem este lugar. Poucas pessoas entendem o que a vitória e o sucesso fazem à saúde mental de um indivíduo", disse ele.
"Eles não entendem as pressões que esses indivíduos exercem sobre si mesmos para conquistar e reconquistar.
"Como algumas pessoas devem saber, tenho lutado com minha saúde mental durante os últimos anos e acho que é importante ser honesto a respeito disso.
"Estou cansado, não sou eu mesmo e não estou gostando do esporte como tenho feito na última década".
Peaty ganhou a medalha de ouro nos 100m nos Jogos do Rio de Janeiro de 2016 e repetiu a façanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, ganhando o ouro também no medley misto 4x100m.
Seu sucesso em Tóquio fez dele o primeiro nadador britânico a manter um título olímpico.
O oito vezes campeão mundial não conseguiu medalha nos 100m nos Jogos Comunitários do ano passado, voltando de uma lesão no pé para terminar em quarto lugar após ficar invicto por oito anos.
Peaty também ficou de fora dos campeonatos mundiais e europeus do ano passado.
"Alguns podem reconhecê-lo como burnout; só sei que nos últimos anos eu não tive as respostas que procuro", disse ele na quarta-feira. "Com ajuda, agora sei como posso enfrentar o desequilíbrio em minha vida".
"Enquanto continuo a treinar, decidi me retirar do Campeonato Britânico de Natação no próximo mês. O único objetivo é proporcionar o melhor desempenho possível em Paris nos Jogos Olímpicos de 2024".
A Natação Britânica disse que Peaty continuaria trabalhando com o treinador de longa data Mel Marshall como parte de seu processo de recuperação.