A federação indonésia “nomeou oficialmente Patrick Kluivert como o novo treinador principal da seleção nacional”, informou o órgão em seu site. “A lenda do futebol holandês assinou um contrato de dois anos, de 2025 a 2027, com opção de renovação”, completou o comunicado.
Aos 48 anos e sem experiência como treinador de equipe de futebol, Kluivert assume o comando da seleção formada maioritariamente por jogadores nascidos na Holanda e recentemente nacionalizados.
Ele sucede ao sul-coreano Shin Tae-yong, no cargo desde 2020 e cuja demissão foi anunciada na segunda-feira pela federação devido aos recentes “problemas de comunicação e maus resultados”.
Nascido em Amsterdã, Kluivert encerrou uma carreira brilhante como jogador de futebol em 2008, começando com sua estreia no Ajax, com quem conquistou a Liga dos Campeões em 1995, antes de passar pelo Milan e depois pelo Barcelona. Sua carreira de treinador é, pelo menos até agora, muito menos espetacular. A última equipe que dirigiu foi a turca Adana Demirspor, durante cinco meses em 2023.