A terceira cabeça de chave é a jogadora com melhor classificação na chave feminina depois de vencer a ex-campeã de Roland Garros, Barbora Krejcikova, por 7–5 e 6–2 em 1h41min.
A vitória de Elena Rybakina sobre Iga Swiatek significa que as duas primeiras cabeças de chave do torneio masculino e feminino foram eliminadas antes das quartas de final pela primeira vez desde o início da era Aberta em 1968.
Confira a chave feminina do Aberto da Austrália
Pegula enfrentará a 24ª cabeça de chave Victoria Azarenka, da Bielorrússia, que venceu o Aberto da Austrália em 2012 e 2013, ou a chinesa Zhu Lin por uma vaga nas semifinais.
Pegula, 28 anos, nunca havia chegado a uma semifinal do Grand Slam antes e não se considerava a favorita do Aberto da Austrália.
"Eu olho para o sorteio e ainda há Jelena (Ostapenko) - ela venceu o Aberto da França. Você tem Rybakina, que venceu Wimbledon no ano passado", disse ela.
"Você tem Vika (Azarenka), que se sai muito bem aqui e Caroline (Garcia) venceu os campeonatos WTA Tour", disse Pegula.
“Realmente não sinto que sou a (jogadora) mais bem rankeada que resta, embora eu ache que seja uma estatística legal.", finalizou a norte-americana.