Mais

Phelps e Lochte criticam desempenho dos EUA no Mundial de Natação

A natação dos EUA não vive um grande momento
A natação dos EUA não vive um grande momentoMANAN VATSYAYANA/AFP

O lendário ex-nadador olímpico americano Michael Phelps e seu ex-companheiro de equipe Ryan Lochte criticaram nesta sexta-feira (1º) o desempenho dos Estados Unidos no Mundial em Singapura.

Lochte, vencedor de 12 medalhas olímpicas, incluindo seis de ouro, compartilhou uma imagem no Instagram que mostrava um funeral com uma lápide com a inscrição "Em memória amorosa da natação dos Estados Unidos" e as datas de 1980 a 2025.

"Eles elevaram o nível da meta, até que pararam de tentar alcançá-la", dizia a legenda, enquanto Lochte acrescentou o comentário: "Chame de funeral ou de um novo começo. Temos 3 anos."

Ryan Lochte e Michael Phelps criticaram duramente a natação dos EUA
Ryan Lochte e Michael Phelps criticaram duramente a natação dos EUAReprodução

Phelps, que tem um impressionante total de 23 ouros entre suas 28 medalhas olímpicas, compartilhou a publicação de Ryan Lochte. Mas acrescentou: "Será que este é o sinal de alerta de que a natação dos EUA precisava? Vamos descobrir..."

A equipe dos Estados Unidos foi a Singapura com a intenção de usar o Mundial como trampolim para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Mas o início foi lento depois que uma gastroenterite aguda se espalhou pela delegação durante a preparação, afetando a "esmagadora maioria" dos nadadores, de acordo com funcionários da equipe.

Faltando um dia para o término da competição, a equipe americana lidera o quadro de medalhas com apenas um ouro de vantagem para a Austrália. No quadro geral, os americanos somam 26 medalhas, nove a mais que os australianos.