O São Paulo faz parte da trajetória de Oscar. Afinal de contas, o meia foi revelado em Cotia e possui participação no time campeão brasileiro de 2008. Sua saída do clube, todavia, foi tumultuada. Ele ingressou na Justiça em 2010, alegando coação na assinatura de um contrato de cinco anos, além de atrasos.
O imbróglio jurídico se arrastou até que um acordo foi definido em 2012, com a rescisão sendo efetuada. O atleta já havia se transferido para o Internacional, que pagou ao Tricolor R$ 15 milhões. O Colorado, posteriormente, faturou cerca de R$ 65 milhões com a venda do atleta ao Chelsea.

Pelo Internacional, Oscar ganhou a Recopa Sul-Americana de 2011, além dos Campeonatos Gaúchos de 2011 e 2012. Já pelo Chelsea, o meia brasileiro foi campeão da Premier League duas vezes, além de ter vencido a Liga Europa na temporada 2012/13 e a Copa da Liga Inglesa em 2014/15.
Oscar decidiu transferir-se para o milionário futebol chinês em 2016, onde tornou-se tricampeão da Superliga Chinesa com o Shanghai Port.
O jogador também defendeu a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa das Confederações 2013, além de ter atuado na Copa do Mundo do ano seguinte, marcando o único gol verde e amarelo na infame goleada aplicada pela Alemanha por 7 a 1, no Mineirão.
