Na história recente, o domínio do PSG é implacável, com apenas uma vitória do Olympique nos últimos 26 jogos entre os dois gigantes do futebol francês.
Um domínio que se estende à Copa da França, torneio do qual os parisienses eliminaram seu rival em dez das 11 vezes que se enfrentaram desde a primeira eliminatória entre ambos, em 1975.
Antes do último fim de semana, o Olympique vinha em uma sequência muito positiva, com nove vitórias nos últimos dez jogos do Campeonato Francês, enquanto o PSG tinha somado apenas sete pontos dos 15 possíveis em 2023, o que fez o time de Marselha encostar na liderança da tabela e a sonhar com a luta pelo título, que não vem desde 2010.
A seca na Copa da França é ainda maior, de mais de três décadas (1989).
Confira a tabela completa da Copa da França 2023
Sem Mbappé, mas com Neymar
A derrota no último domingo no Velodrome para o Nice (3 a 1) pode ter caído como um balde de água fria, mas os torcedores de Marselha voltarão a lotar o estádio nesta quarta.
Por outro lado, o PSG parece recuperado com duas vitórias consecutivas na Ligue 1, principalmente visando o jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa no dia 14 de fevereiro, contra o Bayern de Munique, no Parque dos Príncipes.
Mas esse pode ser precisamente o principal problema da equipe parisiense: que a obsessão pela Champions o faça se descuidar na Copa.
O time continua sem poder contar com Kylian Mbappé, lesionado na coxa, mas terá o retorno de Neymar, que voltou aos treinamentos na segunda-feira.
O Olympique espera que a ausência de Mbappé seja suficiente para mudar a tendência dos últimos anos. A última vitória dos marselheses em um clássico foi em setembro de 2020, por 1 a 0, em um Parque dos Príncipes vazio pela pandemia. Já a última vitória no Velodrome aconteceu em 2011 (3 a 0).