Após ter conquistado três medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Olímpicos Paris-2024, Biles concorre a um quarto prêmio de atleta do ano, depois das vitórias em 2017, 2019 e 2020, além de ter vencido o prêmio para o retorno do ano em 2024.
A neerlandesa Sifan Hassan, bronze nos 5.000 metros e 10.000 metros e ouro na maratona de Paris 2024, estreia entre as nomeadas, assim como a tenista bielorrussa Aryna Sabalaneka, que venceu o Aberto da Austrália e o Aberto dos Estados Unidos.
A norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone, que venceu os 400 metros barreiras com recorde mundial nos Jogos de Paris 2024, a queniana Faith Kipyegon, primeira mulher a conseguir três títulos olímpicos consecutivos nos 1.500 metros, e a espanhola Aitana Bonmatí, melhor jogadora de futebol de 2024, são as outras nomeadas.
No prêmio masculino, do qual está de fora o tenista italiano Jannik Sinner, após ter sido suspenso por doping, o nadador Léon Marchand é um dos favoritos, depois de ter conquistado quatro títulos em Paris 2024, algo que nunca tinha sido alcançado por um francês.
Armand Duplantis, campeão olímpico do salto com vara, com mais um recorde mundial, que já bateu a própria marca duas vezes desde a Olimpíada de 2024, e Tadej Pogacar, que conquistou uma quase inédita "tríplice coroa" com as vitórias na Volta a Itália, Volta a França e Campeonato Mundial, são os outros dois grandes candidatos.
O holandês Max Verstappen, tetracampeão de Fórmula 1, e o espanhol Carlos Alcaraz, que venceu Roland Garros e Wimbledon, são os outros dois nomeados a este prêmio.
Os Boston Celtics, campeão da NBA, a McLaren, que ergueu o título de construtores de Fórmula 1, e a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos, campeã olímpica, fazem parte da lista de candidatos à equipe do ano.
Entre os nomeados, estão ainda três equipes de futebol do Barcelona (feminino), a masculina do Real Madrid e a seleção masculina de Espanha.
O japonês Yuto Horigome (skate), as norte-americanas Chloe Kim (snowboard) e Caroline Marks (surf), a polonesa Alaksandra Miroslaw (escalada), o britânico Tom Pidcock (BTT) e a australiana Arisa Trew (skate) são os nomeados para melhor atleta de esportes de ação.
Na categoria de retorno do ano estão nomeados a brasileira Rebeca Andrade (ginástica), o norte-americano Caeleb Dressel (natação), a suíça Lara Gut-Behrami (esqui alpino), o espanhol Marc Márquez (motociclismo), a australiana Ariarne Titmus (natação) e o indiano Rishabh Pant (críquete).
A suíça Catherine Debrunner (atletismo), o japonês Tokito Oda (tênis), a espanhol Teresa Perales (natação), a norte-americana Matt Stutzman (tiro com arco) e as chinesas Yuyan Jiang (natação) e Zimo Qu (badminton) são os candidatos finais ao prêmio para esporte para pessoas com deficiência.
O Bayer Leverkusen está nomeado para revelação do ano, assim como Julien Alfred (atletismo), de Saint Lucia, a canadense Summer McIntosh (natação), Letsile Tebogo (atletismo), de Botswana, o francês Victor Wembanyama (basquetebol) e o espanhol Lamine Yamal (futebol).
A cerimônia de entrega dos Prêmios Laureus está marcada para 21 de abril, em Madri.