Enquanto alguns são mais conhecidos e fazem parte de grandes times, outros aproveitaram os Estaduais e as divisões de acesso para ganhar projeção além dos duelos regionais.
Quais destes você queria no seu time?
Campeonato Brasileiro - Série A
O argentino Germán Cano foi um dos grandes responsáveis pela boa campanha do Fluminense na competição. O time carioca ficou na terceira colocação e garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Dos 63 gols do Flu no Brasileirão, Cano anotou 26 em 38 jogos, sendo o maior artilheiro de uma edição de pontos corridos com 20 participantes. No ano, foram 44 gols em 69 jogos, uma marca que vai fazê-lo ser lembrado por um bom tempo pela torcida tricolor.
Série B
Mesmo sem conseguir fazer seu time, o Sampaio Corrêa, se classificar para a elite do Brasileirão, o saldo foi positivo para o atacante Gabriel Poveda. O atacante do clube maranhense anotou 18 gols em 37 jogos e deu sua dose de contribuição para a "Bolívia Querida" chegar até o fim da competição com chances matemáticas de acesso.

Série C
Alex Henrique, do Aparecidense (GO), foi o maior anotador da terceira divisão. Em 25 jogos, foram 12 gols.
Série D
A dupla do Amazonas formada pelo meia Rafael Tavares e pelo atacante Ítalo anotou 11 gols (cada) na Série D e terminou o torneio no topo da lista de artilheiros. O desempenho dos dois teve influência direta no acesso do time para a Série C.
Libertadores
O atacante Pedro, do Flamengo, fez a diferença na competição continental, anotando 12 gols em 13 jogos no caminho que levou seu time até mais um título. O poder de fogo de Pedro foi reconhecido com sua convocação para a Copa do Mundo do Catar.

Copa do Brasil
Não satisfeito em fazer a diferença para o Fluminense no Campeonato Brasileiro, Cano também lidou o quadro de artilheiros da Copa do Brasil. Foram cinco gols em oito jogos. O mesmo número de bolas na rede também foi alcançado por concorrentes como Edu, do Cruzeiro, em apenas cinco jogos, e Giuliano, do Corinthians, em nove partidas.
Campeonato Paulista
Veio de um um time do interior o artilheiro do Paulistão 2022. Ronaldo, da Inter de Limeira, levou a melhor sobre concorrentes dos grandes do país, como Calleri e Raphael Veiga. Ele anotou nove gols, mas viu seu time parar no meio do caminho, sem se classificar para o mata-mata. No Troféu do Interior, a Inter foi até a semifinal.

Campeonato Mineiro
A temporada 2022 começou com tudo para o atacante Hulk, do Atlético-MG. Depois dos títulos pelo Galo em 2021, ele manteve a boa fase no Estadual e anotou 10 gols. Na sequência da temporada, porém, seu rendimento não foi o mesmo. O jogador perdeu força na briga por uma convocação para a Copa do Mundo e terminou o ano com uma lesão que o deixou de fora dos últimos jogos no Brasileirão.

Campeonato Carioca
Gabigol, do vice-campeão Flamengo, fez nove gols em 12 partidas e terminou o Estadual na ponta entre os artilheiros.

Campeonato Gaúcho
Erick, do Ypiranga, que terminou a fase de classificação na liderança, anotou seis gols em 15 jogos e terminou o Gaúcho como artilheiro. Seu time ficou com o vice-campeonato do Estadual.
Campeonato Paranaense
Léo Gamalho e Igor Paixão, do campeão Coritiba, fizeram sete gols.
