Mais

Relembre os maiores artilheiros do Brasil em 2022

Relembre os maiores artilheiros do Brasil em 2022
Relembre os maiores artilheiros do Brasil em 2022Profimedia
Terminar o ano com a marca de artilheiro de um ou mais torneios é um feito perseguido por muitos e conquistado por poucos no futebol brasileiro. Neste balanço, o Flashscore relembra quais foram os principais matadores de 2022 em algumas das maiores competições do país.

Enquanto alguns são mais conhecidos e fazem parte de grandes times, outros aproveitaram os Estaduais e as divisões de acesso para ganhar projeção além dos duelos regionais. 

Quais destes você queria no seu time?

Campeonato Brasileiro - Série A

O argentino Germán Cano foi um dos grandes responsáveis pela boa campanha do Fluminense na competição. O time carioca ficou na terceira colocação e garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Dos 63 gols do Flu no Brasileirão, Cano anotou 26 em 38 jogos, sendo o maior artilheiro de uma edição de pontos corridos com 20 participantes. No ano, foram 44 gols em 69 jogos, uma marca que vai fazê-lo ser lembrado por um bom tempo pela torcida tricolor. 

Série B

Mesmo sem conseguir fazer seu time, o Sampaio Corrêa, se classificar para a elite do Brasileirão, o saldo foi positivo para o atacante Gabriel Poveda. O atacante do clube maranhense anotou 18 gols em 37 jogos e deu sua dose de contribuição para a "Bolívia Querida" chegar até o fim da competição com chances matemáticas de acesso. 

Poveda foi bem na Série B e quase levou o Sampaio Corrêa ao acesso
Poveda foi bem na Série B e quase levou o Sampaio Corrêa ao acessoProfimedia

Série C

Alex Henrique, do Aparecidense (GO), foi o maior anotador da terceira divisão. Em 25 jogos, foram 12 gols. 

Série D

A dupla do Amazonas formada pelo meia Rafael Tavares e pelo atacante Ítalo anotou 11 gols (cada) na Série D e terminou o torneio no topo da lista de artilheiros. O desempenho dos dois teve influência direta no acesso do time para a Série C. 

Libertadores

O atacante Pedro, do Flamengo, fez a diferença na competição continental, anotando 12 gols em 13 jogos no caminho que levou seu time até mais um título. O poder de fogo de Pedro foi reconhecido com sua convocação para a Copa do Mundo do Catar. 

Pedro terminou o ano na Copa do Mundo do Catar
Pedro terminou o ano na Copa do Mundo do CatarProfimedia

Copa do Brasil

Não satisfeito em fazer a diferença para o Fluminense no Campeonato Brasileiro, Cano também lidou o quadro de artilheiros da Copa do Brasil. Foram cinco gols em oito jogos. O mesmo número de bolas na rede também foi alcançado por concorrentes como Edu, do Cruzeiro, em apenas cinco jogos, e Giuliano, do Corinthians, em nove partidas. 

Campeonato Paulista

Veio de um um time do interior o artilheiro do Paulistão 2022. Ronaldo, da Inter de Limeira, levou a melhor sobre concorrentes dos grandes do país, como Calleri e Raphael Veiga. Ele anotou nove gols, mas viu seu time parar no meio do caminho, sem se classificar para o mata-mata. No Troféu do Interior, a Inter foi até a semifinal.

Ronaldo aproveitou bem oportunidade no Paulistão
Ronaldo aproveitou bem oportunidade no PaulistãoProfimedia

Campeonato Mineiro

A temporada 2022 começou com tudo para o atacante Hulk, do Atlético-MG. Depois dos títulos pelo Galo em 2021, ele manteve a boa fase no Estadual e anotou 10 gols. Na sequência da temporada, porém, seu rendimento não foi o mesmo. O jogador perdeu força na briga por uma convocação para a Copa do Mundo e terminou o ano com uma lesão que o deixou de fora dos últimos jogos no Brasileirão.

Hulk caiu de rendimento no segundo semestre, mas foi artilheiro do Mineiro
Hulk caiu de rendimento no segundo semestre, mas foi artilheiro do MineiroProfimedia

Campeonato Carioca

Gabigol, do vice-campeão Flamengo, fez nove gols em 12 partidas e terminou o Estadual na ponta entre os artilheiros. 

Gabigol não levou o Flamengo ao título carioca, mas terminou como artilheiro
Gabigol não levou o Flamengo ao título carioca, mas terminou como artilheiroProfimedia

Campeonato Gaúcho

Erick, do Ypiranga, que terminou a fase de classificação na liderança, anotou seis gols em 15 jogos e terminou o Gaúcho como artilheiro. Seu time ficou com o vice-campeonato do Estadual. 

Campeonato Paranaense

Léo Gamalho e Igor Paixão, do campeão Coritiba, fizeram sete gols. 

Léo Gamalho foi um dos destaques do Coritiba na temporada
Léo Gamalho foi um dos destaques do Coritiba na temporadaProfimedia