Para contemplar todo o ano de 2022, o Flashscore selecionou momentos de duas temporadas diferentes. Os primeiros serão dos playoffs de 2021, realizados em janeiro e fevereiro, e, depois, da temporada regular de 2022.
Temporada 2021
Semifinal da AFC: Kansas City Chiefs 42x36 Buffalo Bills (após prorrogação)
Começaremos com o jogo que, para muitos, é o melhor da história do futebol americano. Patrick Mahomes e Josh Allen produziram um clássico instantâneo na semifinal de conferência realizada em Kansas City no dia 23 de janeiro de 2022.
Em duelo que praticamente não deu chance às defesas, o quarterback dos Bills, Josh Allen, acertou 27 de 37 passes para 329 jardas e 4 touchdowns. Já Patrick Mahomes acertou 33 de 44 passes para 378 jardas e 3 touchdowns.
Depois de quatro períodos insanos, um empate por 36 a 36 forçou a prorrogação. Nela os Chiefs venceram no cara ou coroa e receberam a bola primeiro. Mahomes não desperdiçou a chance e achou Travis Kelce na end zone para matar o jogo.
O jogo deixou um sentimento de injustiça para os Bills após a atuação impecável de seu ataque e, inclusive, forçou uma mudança de regra. A partir da temporada 2022, ambos os times terão a posse de bola em jogos de playoffs.
Final da AFC: Kansas City Chiefs 24x27 Cincinnati Bengals
Uma semana depois de vencer um jogo épico contra os Bills, os Chiefs caíram para o Cincinnati Bengals depois de abrir 21 a 3 no placar. A virada dos Bengals em Kansas City é uma das maiores zebras dos últimos anos na NFL.
A partida foi a grande afirmação da carreira de Joe Burrow, primeira escolha do Draft de 2020. Ele, que perdeu praticamente toda a temporada de estreia, comandou seu time em um dos campos mais hostis da NFL e conseguiu carimbar o passaporte para o Super Bowl.
Pelo lado dos Chiefs foi a quarta final de conferência seguida em seu estádio, com duas vitórias e duas derrotas.
Super Bowl 56: Los Angeles Rams 23x20 Cincinnati Bengals
Depois de chocar o mundo na final da AFC, o Cincinnati Bengals encarou o time da casa no Super Bowl disputado em Los Angeles, os Rams. O representante da NFC se preparou intensamente para conquistar o primeiro título em duas décadas.
A franquia trocou Jared Goff por Matthew Stafford na posição de quarterback, foi buscar Von Miller no Denver Broncos e assinou com Odell Beckham Jr. Eles também contaram com uma temporada histórica do wide receiver Cooper Kupp. Todos esses fatores somados deram ao treinador Sean McVay a receita perfeita para superar a decepção da derrota no Super Bowl 53.
O jogo final foi equilibrado, e o Cincinnati Bengals chegou a liderar a partida no terceiro quarto. No final, porém, a experiência do elenco dos Rams falou mais alto e Matthew Stafford achou Cooper Kupp na end zone para o touchdown, dentro dos dois minutos finais.
Pelo segundo ano seguido, o dono da casa no Super Bowl ficou com o título da NFL, algo que nunca havia ocorrido até o Tampa Bay Buccaneers quebrar a escrita em 2020.
A aposentadoria (ou não) de Tom Brady
No dia 1º de fevereiro, Tom Brady anunciou sua aposentadoria dias depois da informação vazar na imprensa norte-americana. O quarterback heptacampeão do Super Bowl escolheu seu perfil no Instagram para fazer o anúncio oficial. A notícia foi seguida de diversas homenagens para o jogador, considerado por muitos o maior da história da NFL.
Porém, 40 dias depois, em 13 de março, o eterno camisa 12 revelou que havia decidido jogar ao menos mais uma temporada com o Tampa Bay Buccaneers, seu time nos últimos dois anos. Brady já tem um contrato milionário assinado com a Fox, para ser o principal comentarista da emissora nas transmissões da NFL.
Temporada 2022
Reencontro no Monday Night Football: Seattle Seahawks 17x16 Denver Broncos
O primeiro Monday Night Football da temporada colocou frente a frente, pela primeira vez na história da liga, um quarterback campeão do Super Bowl e o seu ex-time na estreia pela outra franquia.
Foi todo esse enredo que Russell Wilson teve que encarar na volta a Seattle, com a camisa do Denver Broncos. O jogo cercado de tensão é, sem dúvida, uma das maiores histórias de 2022 na NFL.
Trocado pelo Seahawks, Wilson deu lugar ao contestadíssimo Geno Smith, que não decepcionou desta vez e comandou o time para uma vitória por 17 a 16, surpreendente naquele momento. O jogo marcou o início de uma campanha boa do time de Seattle e péssima dos Broncos.

Revanche da semifinal da AFC: Kansas City Chiefs 20x24 Buffalo Bills
Cerca de nove meses depois do histórico jogo de playoffs envolvendo os dois times, Chiefs e Bills se enfrentaram no mesmo estádio pela semana 6 da temporada 2022. Em mais um jogão entre os dois favoritos da AFC, o resultado foi diferente.
Eliminado nos dois últimos playoffs pelos Chiefs em Kansas City, Josh Allen finalmente saiu da cidade do Missouri com sorriso no rosto ao bater os donos da casa. Com um jogo de 27 passes completados, 329 jardas e 3 touchdowns, o quarterback e seus companheiros deram uma demonstração de força para tentar chegar ao Super Bowl pela primeira vez em quase 30 anos.

Maior virada da história da NFL: Minnesota Vikings 39x36 Indianapolis Colts
Já no final do ano, agora em dezembro, a última grande história de 2022. Os Vikings protagonizaram simplesmente a maior virada da história da NFL ao bater os Colts por 39 a 36, depois de estarem perdendo por 33 a 0.
A desvantagem revertida supera o recorde anterior, estabelecido em 1992 pelos Bills. A franquia de Buffalo virou um jogo que perdia por 32 pontos, contra o Houston Oilers.