1: França
Faz quatro anos que a equipe nacional francesa não tem um encontro marcado. A última organizada por Les Bleus não deu certo. Mas desta vez eles parecem calmos, maduros e prontos para fazer o que nenhuma outra equipe francesa fez antes: ganhar o título mundial.
2: Irlanda
A nação número 1 do mundo, simplesmente. Com a força de seu Grand Slam de primavera, o Exército Verde também quer o Troféu William Webb Ellis pela primeira vez. É difícil negar o favoritismo dos irlandeses, embora a incógnita continue sendo seu nível atual, já que eles não jogaram contra nenhuma nação importante durante a preparação.

3: África do Sul
Os atuais campeões acabaram de receber um grande impulso de confiança para a defesa do título. A grande vitória sobre os Blacks é exatamente o que faltava para ter a confiança de que é possível chegar à segunda colocação. E, como começarão o torneio com uma partida complicada, é melhor que tenham o maior número possível de vitórias a seu favor.
4: Nova Zelândia
Não esperávamos por isso. A derrota dos Blacks contra os Springboks, que encerrou sua preparação, lança uma sombra escura sobre as chances da Nova Zelândia. Por serem neozelandeses, eles são automaticamente favoritos. Mas quando pareciam serenos durante o verão europeu, sua confiança foi abalada e uma derrota precoce contra a França pode ter consequências inesperadas.
5: Argentina
Como de costume,a Argentina chega à Copa do Mundo como o X Factor perfeito. Não sabemos se os Pumas conseguirão levantar a taça, mas o que sabemos com certeza é que eles serão os favoritos em seu grupo e terão uma grande chance de chegar às semifinais. O resto é com eles.
6: Escócia
O eterno problema da Escócia: o sorteio. Uma questão delicada, já que estar em um grupo com a África do Sul e a Irlanda praticamente lhes nega uma vaga nas quartas de final.
A menos que consigam uma façanha extraordinária, e eles são capazes de fazer isso. Os Thistles, revigorados por Greg Townsend, desaceleraram bem a França na fase de preparação, com um estado de espírito impecável que será seu principal trunfo durante o torneio.
7: Austrália
Não sabemos o que pensar dos Wallabies, que ainda não venceram em 2023. Cinco derrotas contra adversários de peso, mas ainda assim cinco derrotas. No entanto, os horrores do sorteio os tornam favoritos em seu grupo. Se quiserem ir além das quartas de final, terão de melhorar seu jogo.
8: Inglaterra
Lembre-se de que a Inglaterra é a atual finalista. Isso é tudo o que se pode colocar na coluna "a favor". A equipe Rose jogou nove partidas em 2023 e só venceu a Itália e o País de Gales. Pior ainda, acabou de sofrer uma derrota tão inesperada quanto humilhante contra Fiji. A confiança está em baixa antes de uma rodada difícil. Sem mencionar a suspensão de Owen Farrell.
9: País de Gales
A situação do País de Gales é complicada. Muitos dos melhores jogadores se aposentaram antes da Copa do Mundo, o último torneio foi um fracasso total, Gatland voltou para o resgate sem resultados e a atmosfera é deplorável... ainda assim, uma vitória contra Fiji os colocaria na melhor posição possível para chegar às quartas de final.
10: Fiji
Sem a vitória sobre a Inglaterra, os habitantes da ilha provavelmente estariam dois ou três degraus abaixo. Mas esse triunfo inesperado aumentou suas chances, especialmente porque sua chave não é das mais difíceis.
Eles terão de vencer os Wallabies e/ou o País de Gales, mas, com base no que acabaram de mostrar, os fijianos são capazes de fazer isso. E por que não chegar às quartas de final novamente, 16 anos depois de sua última participação nesse nível... na França?
11: Itália - 12: Japão - 13: Samoa - 14: Tonga