Uruguai x Itália fazem a primeira "final" da Copa do Mundo de Rugby

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uruguai x Itália fazem a primeira "final" da Copa do Mundo de Rugby

Uruguai x Itália fazem a primeira "final" da Copa do Mundo de Rugby
Uruguai x Itália fazem a primeira "final" da Copa do Mundo de RugbyProfimedia
Depois de uma estreia promissora contra a França, apesar da derrota por 27 a 12, o Uruguai jogará nesta quarta-feira (20) contra a Itália, em Nice, às 12h45 (horário de Brasília), em um dos dois jogos obrigatórios que os "Teros" estabeleceram como meta na Copa do Mundo de Rugby.

Duas mudanças

O técnico do Uruguai, Esteban Meneses, fará duas mudanças em relação à partida de abertura contra os anfitriões. O atacante German Kessler entra no lugar de Guillermo Pujadas, enquanto Gaston Mieres deixa Bautista Basso no banco de reservas na lateral direita.

"A partida contra a França nos deu muita confiança", disse Meneses na segunda-feira, justificando sua decisão de manter a equipe que começou o torneio.

Acompanhe Itália x Uruguai pela Copa do Mundo de Rugby

O objetivo

Sorteada no Grupo A e com duas equipes fora do alcance das demais (França e Nova Zelândia), a equipe do Uruguai estabeleceu como meta vencer a Itália e a Namíbia nesta Copa do Mundo.

Se conseguirem isso, será o melhor desempenho de Los Teros em uma Copa do Mundo. Em suas quatro participações anteriores, eles sempre obtiveram uma vitória, exceto na edição de 2015.

Em 1999, eles venceram a Espanha (27-15), na edição de 2003 bateram a Geórgia (24-12) e, quatro anos atrás, passaram por  Fiji (30-27), no que é considerado, até agora, como a maior vitória do rugby uruguaio.

Uruguai está em sua quinta participação na Copa do Mundo
Uruguai está em sua quinta participação na Copa do MundoAFP

Adversários em alerta

Apesar da superioridade da Itália no papel, ocupando a 12ª posição no ranking mundial contra a 17ª dos uruguaios, os europeus não estão confiantes: "A maior parte da equipe deles joga em um clube do melhor campeonato da América", disse o técnico neozelandês da Itália, Kieran Corwley, sobre os 24 jogadores do Los Teros que jogam no Peñarol, que venceu a liga Super Rugby das Américas este ano.

"Se acrescentarmos a isso os jogadores que atuam na França, eles têm uma equipe formidável", acrescentou o técnico, que fará várias alterações no time inicial que goleou a Namíbia por 52 a 8.

Itália passou pela Namíbia na estreia
Itália passou pela Namíbia na estreiaAFP

Entre elas, estão o scrum-half Alessandro Garbisi, o ala Lorenzo Pani, o pivô Marco Riccioni e Niccolo Cannone na segunda linha. Além disso, Tommy Allan passa para a posição "10" e seu lugar na linha de trás será ocupado por Ange Capuozzo, que, por sua vez, será substituído por Paolo Garbisi no centro.

Siga a Copa do Mundo de Rugby no Flashscore

O confronto direto

Um dos novos jogadores da Itália para tentar parar o ataque uruguaio é Paolo Garbisi na posição "12". Não é uma posição nova para o mais velho dos irmãos Garbisi, que normalmente ocupa essa posição em seu clube, o Montpellier, da França, mas será a primeira dele na Azzurra.

A tarefa do italiano não é fácil em uma área movimentada do campo. Ele também terá de enfrentar o capitão dos Los Teros, Andrés Vilaseca, que está disputando sua terceira Copa do Mundo e se aproxima da marca de 100 partidas pela seleção de seu país.

Sem precedentes na Copa do Mundo

Será a primeira vez que esses dois países se enfrentarão em uma Copa do Mundo, embora italianos e uruguaios já tenham se enfrentado quatro vezes, todas desde 1999 e sempre com vitória dos europeus.

A última partida entre essas duas equipes foi disputada em Parma, em 2021, com uma vitória contundente da Azzurra por 27 a 10. Daquela partida, Los Teros ainda têm boa parte do elenco que estará no gramado do estádio do Nice na quarta-feira: Gastón Mieres, Felipe Etcheverry, Tomás Inciarte, Nicolás Freitas, Manuel Leindekar, Manuel Diana, Manuel Ardao, Germán Kessler, Mateo Sanguinetti e Santiago Civetta.

Uruguai deu trabalho para a França na sua estreia nesta edição da Copa do Mundo
Uruguai deu trabalho para a França na sua estreia nesta edição da Copa do MundoAFP