Ruud fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 4-6 e 7-6 (8/6), em duas horas e 11 minutos de partida.
O outro semifinalista do Grupo Verde sairá do confronto de quinta-feira (17) entre Fritz e o canadense Felix Auger-Aliassime, que mais cedo derrotou o espanhol Rafael Nadal, eliminado com duas derrotas em dois jogos.
Ruud, que este ano foi finalista de Roland Garros e do US Open, volta assim às semifinais do ATP Finals, depois de ter sido derrotado no ano passado em sua primeira participação no torneio pelo russo Daniil Medvedev.
Nesta terça, ele aproveitou as dificuldades de Fritz para entrar no jogo conseguiu uma quebra logo no primeiro game de saque do americano, mantendo a vantagem até o final do primeiro set.
Mas Fritz, que está disputando pela primeira vez o torneio, teve tempo de se recuperar na partida e empatar a disputa, num segundo set em que o norueguês abusou dos erros não forçados.
No terceiro set, os dois jogadores duelaram até o 'tie break', que terminou com a vitória de Ruud em seu terceiro 'match point'.
Antes, Nadal tinha sido derrotado por Auger-Aliassime e ficado à beira da eliminação, confirmada com a vitória de Ruud sobre Fritz no primeiro set. O canadense fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 57 minutos de partida.
Confira a tabela completa do ATP Finals de Turim
Vencido no domingo por Fritz em sua estreia, também em dois sets, o espanhol dá adeus ao ATP Finals, o único troféu importante que falta em sua extensa galeria de títulos.
Campeão de dois Grand Slams na temporada (Aberto da Austrália e Roland Garros), Nadal tem se mostrado frágil neste final de 2022.
A eliminação de Nadal garante ao também espanhol Carlos Alcaraz terminar a temporada como número 1 do mundo.
Aos 19 anos, Alcaraz já tinha se tornado o tenista mais jovem da história a alcançar o topo do ranking da ATP (desde 1973), depois de conquistar o US Open em setembro.
Agora, ele também passa a ser o mais jovem a terminar a temporada como o melhor tenista do mundo. Além disso, é o primeiro a conseguir o feito sem ser um dos integrantes do chamado 'Big 4' (Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray) desde Andy Roddick, em 2003.