Mais

Sandro Dias quebra recorde mundial no skate ao descer 70 metros em prédio no RS

Sandro Dias, o Mineirinho, entrou para a história do skate
Sandro Dias, o Mineirinho, entrou para a história do skate Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Aos 50 anos, o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, entrou para a história nesta quinta-feira (25) ao quebrar, por duas vezes, o recorde mundial em uma descida de megarrampa — primeiro ao atingir a marca de 65 metros e, em seguida, ao alcançar 70 metros.

Os drops foram realizados em uma pista especial construída na fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.

O evento literalmente parou a capital gaúcha. Apreensivo, o público acompanhou as descidas do veterano, que transformou a tensão em euforia a cada tentativa bem-sucedida.

Antes dos feitos históricos, Mineirinho havia realizado dois drops de 55 e 60 metros, que serviram de aquecimento para o momento de glória, considerado único para o skate mundial.

Apesar da possibilidade de superar ainda mais a marca dos 70 metros, o skatista preferiu encerrar o desafio com os recordes estabelecidos.

"Agora vou ser sincero: cheguei ao limite, vou parar por aqui", declarou Mineirinho durante a transmissão do evento, patrocinado pela Red Bull.

"Já foi bom demais. Há muitos fatores nesse cenário: a rampa inédita, a mistura de velocidade, força G, além das condições climáticas. Estava ventando muito, quase desisti lá em cima. Acho que já fiz o bastante, estou satisfeitíssimo", acrescentou.

"Mostrei que a gente consegue se superar quando quer. Nunca imaginei dropar uma rampa de 70 metros. Estou feliz, agradeço à minha mãe e ao meu pai, que devem ter ficado com o coração na mão. Me preparei muito para isso e, comparado ao que já fiz, me senti seguro. Mas é preciso saber a hora de parar: quebramos recordes, e qualquer vacilo pode significar risco de morte. Vamos preservar a vida", concluiu o skatista.

Mineirinho posa para foto em pista construída na fachada de prédio público em Porto Alegre
Mineirinho posa para foto em pista construída na fachada de prédio público em Porto AlegreReprodução/Red Bull BR