Seleção de 2025 do Flashscore conta com trio de ataque com Messi, Kane e Mbappé

Mbappé teve ano especial em termos individuais no Real Madrid
Mbappé teve ano especial em termos individuais no Real MadridSOPA Images, SOPA Images Limited / Alamy / Profimedia

Chegou aquela época do ano novamente! Com o fim de 2025 se aproximando, o Flashscore revisitou os arquivos dos últimos 12 meses e escolheu o nosso Time do Ano de 2025 com base nas médias de avaliação em cada posição.

Para montar o Time do Ano, utilizamos nosso sistema interno de avaliação de jogadores, assim como fazemos para a Seleção da Semana. No entanto, houve algumas restrições adicionais sobre quem poderia entrar no XI.

Conheça recurso do Flashscore que permite acompanhar seus jogadores favoritos

Decidimos ampliar em 2025, então, em vez de selecionar apenas o jogador com a melhor média em cada posição das cinco grandes ligas da Europa, expandimos para as oito principais ligas europeias, além da Saudi Pro League e da MLS, os 10 campeonatos que mais cobrimos no cenário internacional. 

Time do Ano
Time do AnoFlashscore

Todas as ligas usadas na nossa Seleção do Ano apareceram regularmente em diferentes momentos de 2025 nas Seleções da Semana.

A data limite foi em meados de dezembro, quando os jogadores precisavam ter atuado em pelo menos 30 partidas de liga ao longo do ano.

Abaixo você confere o nosso Time do Ano de 2025:

Goleiro

Mile Svilar (Roma) 7,1 (média de avaliação por partida)

Talvez você se lembre do nome de Mile Svilar por um momento complicado na final da Champions em 2017, mas o jovem goleiro aprendeu uma lição importante naquele dia. Avançando para 2025, agora com 26 anos, Svilar se tornou sinônimo de confiança. Ele evoluiu para um dos melhores goleiros da Europa, e sua média impressionante de 7,1 ao longo de 2025 comprova essa evolução.

Svilar terminou 19 jogos sem sofrer gols em 35 partidas da Serie A em 2025, um feito notável considerando que a Roma está longe de ser dominante na Itália. Ele foi fundamental para garantir 13 vitórias por 1 a 0 ao longo do ano, ajudando o time a não desperdiçar pontos preciosos.

Durante 2025, Svilar foi o retrato da regularidade, mas também teve atuações de destaque, como contra a Fiorentina em maio e, mais recentemente, diante do Cagliari.

Defesa

Davinson Sánchez (Galatasaray) 7,3

É justo dizer que a decisão de Davinson Sánchez de deixar a Premier League e o Tottenham para jogar no Galatasaray, na Super Lig, foi um sucesso absoluto. O zagueiro colombiano, imponente, conquistou dois títulos seguidos na Turquia e tem papel fundamental na defesa nesta temporada, enquanto o Galatasaray faz boa campanha na Champions League.

2025 foi um grande ano para Sánchez, que se tornou um dos primeiros nomes garantidos tanto no clube quanto na seleção. Ele deixou de ser um defensor propenso a erros para se tornar alguém em quem os companheiros confiam, além de assumir a liderança dentro de campo.

Conhecido pelas interceptações precisas, velocidade e tempo de bola, Sánchez também ajudou no ataque, marcando três gols e dando duas assistências em 2025.

Para completar, ele foi eleito o melhor em campo quatro vezes na Super Lig turca desde o início do ano, mostrando o alto nível de suas atuações.

Nicolas Otamendi (Benfica) 7,6

Desde que deixou o Manchester City para jogar no Benfica, o zagueiro argentino Nicolás Otamendi se tornou peça-chave no time titular. Revelado pelo Porto, Otamendi rapidamente se readaptou ao futebol português e foi fundamental na conquista do título da Liga Portugal na temporada 2022/23.

É impressionante como ele reinventou a carreira após muitos duvidarem se ainda tinha nível para atuar no topo nos últimos anos de Premier League. Na verdade, Otamendi está envelhecendo como vinho: aos 37 anos, viveu seus melhores 12 meses desde que chegou ao Benfica, em 2025.

Após terminar toda a temporada 2024/25 com média 7,6, Otamendi mantém o mesmo nível neste ano. O argentino é o capitão ideal, liderando pelo exemplo com atuações defensivas seguras e imponentes.

Depois de figurar na Seleção da Temporada do Flashscore em 2024, um bom final de campanha pode garantir a Otamendi mais uma presença entre os melhores.

Kai Wagner (Philadelphia Union) 7,7

Kai Wagner é um nome querido na Filadélfia. O defensor alemão chegou ao Philadelphia Union em 2019 e, desde então, tem sido um grande destaque do clube. O lateral-esquerdo sempre criou gols para o Union, mas foi em 2025 que suas assistências se traduziram em conquistas para o time.

Wagner já vinha apresentando bons números há alguns anos, mas em 2025 brilhou em uma equipe que venceu por 6 a 0 e 7 a 0 no caminho até o título da Conferência Leste.

Foram 11 assistências na temporada regular e mais uma nos playoffs, levando o Philadelphia até as quartas de final da MLS Cup. No fim, Wagner e o Union acabaram eliminados pelo New York City nas quartas, mas 2025 foi um ano inesquecível para o alemão.

Meio-campo 

Michael Olise (Bayern de Munique) 7,8

Virou até piada nas redes sociais que Michael Olise não demonstra emoção ou parece não se importar com nada. E isso se reflete em campo, onde ele faz o jogo parecer fácil em muitos momentos.

O que Olise não tem em velocidade pura, compensa com raciocínio rápido, controle de bola de alto nível e dribles. Ele é o pacote completo para um jogador de lado e rapidamente se tornou peça fundamental em um dos ataques mais perigosos da Europa.

Números de Olise
Números de OliseFlashscore

Após uma temporada de estreia eletrizante, em que ajudou o Bayern de Munique a retomar o topo do futebol alemão, o francês manteve o ritmo, marcando seis gols e dando oito assistências até agora nesta Bundesliga. O mais impressionante é que seu xG na temporada é de 5,5 gols, ou seja, ele está superando as expectativas de gols.

E como mostra o gráfico abaixo, a maioria dos seus gols na Bundesliga veio de posições em que a chance de marcar era baixa.

Ele tem uma habilidade única de encontrar espaço onde parece não haver nenhum, e consegue marcar de ângulos e distâncias improváveis. Os números, a média de 7,8 e o que se vê em campo comprovam: poucos merecem tanto uma vaga na Seleção do Ano quanto Olise.

Gols de Olise na Bundesliga em 2025/26
Gols de Olise na Bundesliga em 2025/26StatsPerform via Opta

Joey Veerman (PSV) 7,7

Quem acompanha nossas Seleções da Semana já sabe que Joey Veerman aparece com frequência e virou uma lenda das avaliações do Flashscore.

Veerman teve um 2025 para guardar na memória, especialmente nesta temporada, em que o meio-campista holandês brilhou no meio-campo do PSV, somando gols e assistências a atuações seguras e equilibradas.

Seus oito gols e nove assistências na Eredivisie em 2025 são números expressivos para um meio-campista central que contribui tanto na defesa quanto no ataque.

As atuações de Veerman no fim da última temporada foram decisivas para o PSV conquistar o título da Eredivisie, e suas participações em gols nesta temporada ajudaram o time a abrir nove pontos de vantagem na liderança.

Pedri (Barcelona) (7,5) 

Pedri é daqueles jogadores, como Iniesta e Xavi no passado, que bastam 90 minutos em campo para perceber que é um meio-campista de elite.

O espanhol é craque com a bola nos pés e também se movimenta muito bem sem ela. Seus números ofensivos podem não chamar tanto a atenção (embora cinco assistências em LaLiga nesta temporada estejam longe de ser pouco), mas há muito mais em seu jogo que o torna peça fundamental no sistema de Hansi Flick.

Visão de jogo, calma sob pressão e habilidade para escapar de marcações com dribles curtos são marcas registradas de Pedri.

Depois de ajudar o Barcelona a conquistar uma tríplice coroa nacional e chegar à semifinal da Champions League no fim da última temporada, ele tem sido protagonista na campanha que colocou o Barça na frente do rival Real Madrid em LaLiga neste ano.

Resumindo: Pedri é um dos melhores do mundo na sua posição e merece demais estar neste time.

Mapa de passes de Pedri no terço final contra o Atlético de Madrid
Mapa de passes de Pedri no terço final contra o Atlético de MadridStatsPerform via Opta

Lamine Yamal (Barcelona) 7,8

Por onde começar ao falar dessa sensação adolescente? Faltam adjetivos para descrever o ano espetacular de Lamine Yamal. Em 2025, ele deixou de ser apenas uma promessa para se tornar um astro mundial e vice-campeão do Bola de Ouro.

Ele entregou gols, assistências e muitos momentos de arrepiar nesta temporada. Mas foi no primeiro semestre de 2025 e no fim da temporada passada que ele esteve no auge. O espanhol foi um espetáculo à parte, decisivo em quase todos os grandes jogos enquanto o Barcelona conquistava a tríplice coroa nacional. Ele quase levou o Barça à final da Champions League praticamente sozinho, com atuações inspiradas contra a Inter nas semifinais.

Foram 14 gols e 12 assistências em LaLiga em 2025, números que podem não parecer de outro mundo, mas a regularidade nas participações em gols virá com o tempo e a maturidade. Afinal, ele já entrega em alto nível nos maiores palcos e, com apenas 18 anos, isso é especial.

Como mostra o gráfico, Lamine Yamal tem sido um dos melhores pontas do mundo nesta temporada em praticamente todos os quesitos. Então, se você não quiser confiar só na nossa palavra ou na média absurda de 7,8 no Flashscore, pode olhar para esses números.

Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 em comparação percentil
Estatísticas de Lamine Yamal em 2025/26 em comparação percentilStatsPerform via Opta

Atacantes 

Lionel Messi (Inter Miami) 8,3

Depois de conquistar tudo na Copa do Mundo de 2022, seria natural se Lionel Messi diminuísse o ritmo e pensasse em aposentadoria. Com tudo o que um dos maiores de todos os tempos já fez no futebol, ninguém o culparia. Mas, como o super-humano que é, o argentino não fez isso e, aos 38 anos, continua registrando números impressionantes na MLS.

Em 34 jogos neste ano, Messi marcou 35 gols e deu 28 assistências. Essas 63 participações em gols foram fundamentais para o Inter Miami conquistar a MLS.

Mapa de XG de Messi na campanha da MLS 2025
Mapa de XG de Messi na campanha da MLS 2025StatsPerform via Opta

Mais uma vez, Messi carregou o Miami nas costas, assim como já fez por Barcelona e Argentina. O craque fez a MLS parecer fácil demais e, embora não seja a liga mais forte do mundo, é muito melhor do que Messi faz parecer.

Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, provavelmente o último grande torneio da carreira do gênio, 2025 foi um ano especial para os fãs acompanharem mais um pouco da magia de Messi em campo. Porque, quando menos se espera, sua era vai acabar e só restarão as lembranças de anos como 2025, quando ele jogou em outro patamar.

Harry Kane (Bayern de Munique) 7,8 

A transferência de Harry Kane para o gigante Bayern de Munique foi um sucesso absoluto, e 2025 não foi apenas seu melhor ano na Alemanha, mas talvez o melhor de toda a carreira. Os números falam por si: 34 gols e sete assistências na Bundesliga em 2025, totalizando 41 participações em gols – isso é ser artilheiro de verdade.

Kane também tem aproveitado muitas chances em situações em que poucos conseguiriam marcar. Na temporada 2025/26, ele já superou seu xG de 13 com 19 gols em 15 jogos, e como mostra o gráfico abaixo, alguns desses gols vieram de situações com xG baixíssimo.

Além de marcar gols à vontade, os gols de Kane no fim da temporada 2024/25 ajudaram o Bayern de Munique a retomar o título da Bundesliga do novo rival Bayer Leverkusen, conquistando o primeiro grande troféu da carreira. Foi um momento de glória merecido para um dos melhores atacantes da última década, assim como sua presença no nosso Time do Ano.

xG de Harry Kane na Bundesliga em 2025
xG de Harry Kane na Bundesliga em 2025StatsPerform via Opta

Kylian Mbappé (Real Madrid) 7,6

O Real Madrid pode não ter conquistado tudo o que queria na temporada 2024/25, e por isso 2025 talvez não seja visto como o ano mais vitorioso da carreira de Kylian Mbappé. Mas, individualmente, ele teve uma ótima temporada de estreia e rapidamente se tornou a principal ameaça de gol do time.

Em 2025, o craque francês igualou o recorde de Cristiano Ronaldo no clube, com 59 gols em um ano (em todas as competições). Nada mal para o primeiro ano completo em um gigante como o Real Madrid.

Alguns podem sentir falta do ponta veloz de alguns anos atrás, que infernizava laterais com dribles e arrancadas. Mas o Mbappé de 2025 está mais próximo de um Ronaldo ou Erling Haaland, usando ao máximo suas qualidades para marcar muitos gols.

Mbappé jogando centralizado é perigosíssimo: pode partir com a bola e finalizar de ângulos improváveis, ou fazer infiltrações rápidas e, quando faz isso, é quase impossível de ser parado.

O Real Madrid certamente não estaria na briga pelo título de LaLiga sem os gols de Mbappé nesta temporada, e isso mostra o quanto ele é brilhante ao se tornar tão rapidamente o protagonista em um elenco repleto de estrelas.