"Os resultados destes últimos meses nos colocaram em uma situação difícil no campeonato e decidimos que uma mudança era necessária para nos oferecer as melhores chances de continuar na Premier League", disse o presidente do clube londrino, Steve Parish, em um comunicado.
"O impacto de Patrick foi significativo. Ele levou o time à semifinal da FA Cup e a um respeitável 12º lugar na Premier League na última temporada com um grande futebol", acrescentou.
Mas a situação é mais complicada nesta temporada. O Crystal Palace ainda não venceu em 2023 e seu técnico de 46 anos estava sob pressão ao se aproximar da zona de rebaixamento que atualmente é aberta pelo Bournemouth, com 24 pontos.
O ex-meia, campeão do mundo em 1998 e campeão europeu em 2000 com a França, chegou ao Crystal Palace em julho de 2021 com um contrato de três anos para voltar a uma liga em que foi grande destaque jogando pelo Arsenal entre 1996 e 2005.
Vieira estreou como treinador principal em 2016 no New York City FC, um dos clubes satélites do Manchester City. Em 2018 voltou para a França e assumiu o comando do Nice, onde passou 30 meses, conseguindo terminar em sétimo e quinto na Ligue 1.