Mboko (85ª no ranking) protagonizou uma noite memorável nesta quarta-feira (6) diante de sua torcida vencendo a cazaque Elena Rybakina (11ª) na semifinal por 1-6, 7-5, 7-6 (4).
Já Osaka, que entrou no torneio ocupando a 49ª posição do ranking mundial, derrotou a dinamarquesa Clara Tauson por 6-2 e 7-6 (7) para chegar à sua primeira final de um WTA 1000 desde 2022.
A japonesa está voltando ao top 25 com o resultado, enquanto Mboko vai se aproximar do top 30 na semana que vem.
A decisão do Aberto do Canadá será nesta quinta, a partir das 19h (de Brasília).
Siga Naomi Osaka x Victoria Mboko em tempo real
Mboko demolidora de gigantes
Após eliminar Sofia Kenin na 2ª rodada e a favorita Coco Gauff (2ª) nas oitavas de final, Mboko derrotou Rybakina, a terceira campeã de Grand Slam em seu caminho, após perder o primeiro set e salvando um match point.
N início do terceiro set, a jovem canadense ainda teve que receber atendimento médico por ter machucado o pulso direito em uma queda na quadra.
Mboko é a tenista mais jovem a chegar à final no Canadá desde que a suíça Belinda Bencic conquistou o título em 2015.
Nascida nos Estados Unidos, a jovem foi criada no Canadá por pais que fugiram da República Democrática do Congo em 1999 devido à situação política.

Osaka de volta à elite
A surpreendente final em Montreal ficou definida com a vitória subsequente de Naomi Osaka, que está jogando seu melhor tênis desde que retornou às quadras em janeiro de 2024, após dar à luz.
Com o apoio da torcida, a tetracampeã do Grand Slam superou facilmente a dinamarquesa Clara Tauson.
Desta vez, a ex-número um do mundo finalizou a partida resistindo à reação tardia de Tauson, que se recuperou de uma desvantagem de 3-1 para forçar o tiebreak no segundo set.
A dinamarquesa teve dois set points no desempate, mas desperdiçou o primeiro com uma dupla falta, e Osaka então neutralizou o segundo para garantir a vitória.

A japonesa iniciou há pouco uma parceria com o polonês Tomasz Wiktorowski, ex-técnico de Iga Swiatek, e o trabalho conjunto está dando frutos em Montreal, onde ela perdeu apenas um set em seis partidas.
Nesta quinta-feira, ela tenta seu segundo título da temporada em duelo inédito contra Mboko.