Na primeira semifinal do Masters 1000 entre americanos em 15 anos, Shelton (7º do ranking) levou a melhor por 6-4 e 6-3, em 1h19 minutos.
Siga a final do Masters de Toronto em tempo real
O tenista de 22 anos garantiu sua primeira vitória contra Taylor Fritz (4º) no circuito, impedindo que o adversário ditasse o ritmo do jogo do fundo da quadra.
Após selar seu destino com uma dupla falta, Fritz quebrou a raquete contra seu próprio joelho antes de cumprimentar o compatriota. O número 4 do mundo havia sofrido apenas três derrotas em suas últimas 22 partidas, conquistando títulos em Stuttgart e Eastbourne.
O único duelo entre Shelton e Khachanov aconteceu em Indian Wells neste ano, e o americano levou a melhor em sets diretos.
A final do Aberto do Canadá será disputada nesta quinta (7), a partir das 20h30 (de Brasília).
Zverev cai após desperdiçar match-point
Karen Khachanov (16º) derrotou o favorito Alexander Zverev (3º) também nesta quarta-feira (6) com parciais de 6-3, 4-6 e 7-6 (4), após salvar um match point no terceiro set.
Zverev, campeão deste torneio em 2017, lutou por quase três horas, mas acabou sendo eliminado de uma competição em que era o cabeça de chave número 1 devido às desistências de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.
Após empatar o jogo ao vencer o segundo set, o alemão abriu 6-5 na parcial decisiva e teve a chance de conquistar a vitória, mas sua devolução de backhand acertou a rede.
No tiebreak, ele também abriu 3-1 antes de perder os cinco pontos seguintes e sair de quadra abatido após perder para o experiente Khachanov.
O russo aproveitou, assim, sua terceira oportunidade nas semifinais no Canadá, após as derrotas para Rafael Nadal e Daniil Medvedev em 2018 e 2019, respectivamente.
Campeão do Masters 1000 de Paris em 2018, Khachanov se tornou o 1º tenista com a maior distância entre duas finais de Masters (7 anos).