Swiatek, que não teve a menor dificuldade diante da russa Liudmila Samsonova, a quem venceu por 6/1 e 6/0 garantiu assim a vaga nas semifinais, já que a tcheca Karolina Pliskova (18ª), que seria sua adversária nas quartas de final, desistiu de seguir no torneio por problemas físicos.
Pliskova, ex-número 1 do ranking da WTA, havia vencido nesta quarta-feira por 7/5, 6/7 (6/8) e 6/2 a ucraniana Anhelina Kalinina (33ª), mas após o triunfo anunciou sua saída da competição, dando a classificação automática para Swiatek.
"Depois de jogar as finais aqui há alguns anos e ir muito bem este ano, é muito decepcionante para mim", tuitou Pliskova. "Mas depois de lutar contra um vírus e cãibras por algumas horas logo após minha partida, não consigo continuar."
Já Sabalenka se recuperou de um mau início e venceu de virada a letã Jelena Ostapenko (20ª), com parciais de 2/6, 6/1 e 6/1.
Nas quartas de final, Sabalenka vai enfrentar a tcheca Barbora Krejcikova, que derrotou sua compatriota Petra Kvitova por 6/3 e 6/2.