Mais

Djokovic vence Ruud, leva o tri em Roland Garros e conquista seu 23º Grand Slam

Novak Djokovic se isola como o maior vencedor de Grand Slams da história
Novak Djokovic se isola como o maior vencedor de Grand Slams da históriaAFP
Novak Djokovic venceu Casper Ruud por 3 sets a 0, neste domingo (11), e conquistou Roland Garros pela terceira vez na carreira. O sérvio alcançou seu 23º título de Grand Slam, ultrapassou Rafael Nadal (22) e se isolou como o maior vencedor de Grand Slams em chaves masculinas de simples.

A vitória sobre o norueguês veio com certa tranqulidade, em parciais de 7-6 (1), 6-3 e 7-5, em 3h16 de partida na quadra Philippe Chatrier, em Paris. É o terceiro adversário diferente que Novak Djokovic bate em finais no saibro francês, após Andy Murray em 2016 e Stefanos Tsisipas em 2021.

Líder absoluto de títulos de Grand Slam, Djokovic se tornou o único tenista da história a possuir ao menos três títulos em cada um dos quatro torneios mais importantes do tênis. São 10 do Australian Open, 7 de Wimbledon, 3 do US Open e 3 de Roland Garros.

As estatísticas da final masculina de Roland Garros
As estatísticas da final masculina de Roland GarrosFlashscore

Casper Ruud perdeu sua terceira final de Grand Slam nos últimos cinco torneios deste porte. Vice-campeão pela segunda vez em Roland Garros, o número quatro do mundo precisará se inspirar em Andy Murray. O britânico perdeu as suas quatro primeiras finais de Slam e só triunfou na quinta oportunidade, no US Open de 2012.

Novak Djokovic conquistou seu 94º título de simples na carreira
Novak Djokovic conquistou seu 94º título de simples na carreiraATP

Djokovic leva susto e atropela

Casper Ruud começou muito bem a final de Roland Garros e abriu 3-0 no primeiro set. O susto acordou o sérvio, que, após estar perdendo por 4-1, buscou o empate em 4-4. Depois dos dois confirmarem seus serviços até o 6 a 6, veio o tie-break. No desempate, o sérvio foi absoluto e venceu por 7 a 1.

Casper Ruud fez um bom primeiro set e lutou por todo o jogo
Casper Ruud fez um bom primeiro set e lutou por todo o jogoAFP

A segunda parcial foi de domínio completo do agora tricampeão de Roland Garros. Ele quebrou o saque de Ruud no primeiro game de serviço do adversário e administrou para fechar em 6-3. No terceiro e último set, houve mais equilíbrio, mas Djoko prevaleceu no fim. Conseguiu a quebra no 11º game e confirmou seu serviço em seguida para fazer 7-5.