Os dois se enfrentaram na mesma fase em 2022, com Ruud saindo vitorioso em quatro sets antes de cair na final para o 14 vezes campeão Rafael Nadal.
Embora o confronto escandinavo deste ano não tenha sido tão violento, ele foi igualmente cativante, embora parecesse unilateral no início.
Rune, sexto colocado, que havia derrotado Ruud no Aberto da Itália no mês passado, espalhou pela quadra 26 erros não forçados nos dois primeiros sets.
Ruud, que jogará contra Alexander Zverev na sexta-feira, estava em vantagem e quebrou o jovem dinamarquês no segundo game para abrir 3 a 0.
A situação piorou ainda mais para Rune quando duas duplas faltas consecutivas e um forehand na rede deram a Ruud outra quebra para abrir 5 a 1 de vantagem, antes de fechar o primeiro set um game depois.
Rune acertou um smash fácil na rede para abandonar o saque logo no primeiro game do segundo set.
Seu oponente foi um modelo de consistência no início, mantendo os erros não forçados no mínimo e forçando seu rival mais jovem a cometê-los.
Outro forehand fácil de Rune para a rede deu a Ruud uma vantagem de 4 a 1, antes que ele rapidamente passasse para dois sets acima.
O dinamarquês, no entanto, ainda não havia terminado, conseguindo sua primeira quebra no início do terceiro set para virar o jogo.
Com gritos estridentes e gritos de "vamos lá" após cada ponto de vitória, Rune conquistou o terceiro set, tendo adicionado uma potência considerável ao seu jogo de linha de base.
Mas o norueguês se recuperou e se vingou com uma quebra logo no início, abrindo 4 a 1 de vantagem. Outra dupla falta de Rune deu ao adversário seu primeiro match point em 5 a 2. Ele perdeu outro antes de fechar o jogo em seu saque na quinta oportunidade.