O torneio de Roland Garros vai manter os juízes de linha na sua edição de 2026, anunciou nesta segunda-feira (29) a Federação Francesa de Tẽnis (FFT), defendendo "a excelência da arbitragem francesa".
"Por ocasião do próximo torneio de Roland Garros, a FFT continuará a honrar a excelência da arbitragem francesa, reconhecida em todo o mundo e que proporciona plena satisfação à organização do torneio", explicou a federação em comunicado.
Durante a edição de 2025, 404 oficiais de arbitragem, dos quais 284 franceses, estiveram presentes nos campos parisienses, precisou a FFT.
Os organizadores de Roland Garros consideram que, em terra batida, a arbitragem eletrônica ainda não é suficientemente eficiente para substituir o olho humano.
O torneio francês (marcado para acontecer entre 18 de maio a 7 de junho de 2026) é o único Grand Slam a conservar os seus juízes de linha, ao contrário da tendência atual. O Aberto da Austrália e o US Open adotaram a arbitragem eletrônica em 2021 e Wimbledon a partir de 2025.