Noskova entrou na final como favorita. Como era de se esperar, a partida se desenvolveu principalmente dependendo dela cometer um erro não forçado ou produzir winners. Bouzkova conseguiu resistir ao poder de fogo de sua compatriota com sua excelente defesa.
Confira os resultados do WTA 250 de Praga
Enquanto Noskova enfrentou apenas um break point no set de abertura e manteve todos os games em seu saque, Bouzkova teve que lutar muito em todos os saques, exceto no game de abertura.
Bouzkova acertou apenas 33% de seus primeiros saques e cometeu o mesmo número de erros não forçados (15) que Noskova. A tcheca mais jovem não mostrou o melhor desempenho possível, mas ainda assim venceu o primeiro set com tranquilidade e foi muito sólida em todos os aspectos.
Noskova estava no controle total da partida. Porém, no início do segundo set, o ímpeto mudou surpreendentemente para o outro lado.
Noskova cometeu uma dupla falta em um break point e colocou Bouzkova facilmente na frente por 3 a 0. Ela então quebrou essa sequência negativa e conseguiu voltar à disputa pelo set. Bouzkova, no entanto, sacou muito bem nos dois break points, aumentou sua vantagem para 4 a 1 e venceu os dois games seguintes contra a Noskova em queda.

Antes do set decisivo, Noskova deixou a quadra por alguns minutos, mas a pausa não a ajudou. Duas duplas faltas consecutivas colocaram Bouzkova em uma vantagem de break. Ela quebrou de volta, mas seus próprios erros a fizeram perder o saque novamente, pela terceira vez consecutiva. Mas ela conseguiu igualar o placar, equilibrando o duelo.
A sequência de saques perdidos foi encerrada por Noskova no quinto game e, dessa vez, Bouzkova conseguiu fechar o set. No game seguinte, Bouzkova defendeu bem, forçou Noskova a cometer erros e novamente liderou por um break. E, pela primeira vez no set, ela conseguiu se distanciar de Noskova por dois games. A favorita tcheca não conseguiu diminuir a diferença, sem ser capaz de reduzir a desvantagem.
Experiência na decisão do Livesport Prague Open
As duas tenistas tchecas estavam lutando por seu segundo título nesse duelo. Bouzkova chegou ao posto mais alto no Livesport Prague Open, onde também reinou em 2022, e é a primeira bicampeã do maior torneio nacional. Ela melhorou seu retrospecto em finais para 2 vitórias e 6 derrotas. Ela subiu nove posições no ranking para 38º lugar, mas logo terá pontos deduzidos pela final do ano passado em Washington.
Noskova também tem um retrospecto negativo em finais. Após o revés contra Bouzkova, ela piorou para 1 vitória e 3 derrotas e se tornou a primeira tenista desde 2015, quando o Livesport Prague Open entrou no calendário da WTA, a não vencer mais de uma final nesse local. Ela também fracassou no ano anterior contra a lucky loser Nao Hibino e só conquistou um título no ano passado em Monterrey, no México.
Essa foi a terceira final puramente tcheca deste torneio da WTA. Nas duas anteriores, Karolina Pliskova derrotou Lucie Hradecka (2015) e Barbora Krejcikova venceu Tereza Martincova (2021).
Bouzkova e Noskova agora pegarão um voo noturno para o evento Masters em Montreal, no Canadá, onde a competição principal começa no domingo. Noskova defenderá seu triunfo já mencionado no México antes de ir para o US Open.