João Fonseca e Bia Haddad perdem posição no ranking; veja atualização

João não estreou ainda na temporada
João não estreou ainda na temporadaMPI04 / Capital pictures / Profimedia

A atualização do ranking mundial desta segunda-feira (12) trouxe movimentações discretas, mas os principais tenistas brasileiros perderam posições nas listas da ATP e da WTA.

Lesionado nas primeiras semanas da temporada, o carioca João Fonseca desceu da 29ª para a 30ª colocação.

Apesar da queda, o jovem de 19 anos já assegurou um feito histórico: ele será o 28º cabeça de chave no sorteio do Australian Open, caso confirme sua participação. A presença de Fonseca no primeiro Grand Slam do ano ainda é dúvida devido a dores nas costas que o tiraram do ATP 500 de Adelaide.

Fonseca está no top 30
Fonseca está no top 30Flashscore

O lugar de Fonseca no top 30 sofre ameaças diretas nesta semana. Valentin Vacherot (32º) ultrapassa o brasileiro caso ganhe mais um jogo em Adelaide. O grego Stefanos Tsitsipas (33º) e o tcheco Tomas Machac também ameaçam o jovem carioca antes do 1º Grand Slam do ano.

João segue como o único representante do país no top 100. Thiago Monteiro permanece como o número 2 do Brasil, mantendo-se na 194ª posição.

Bublik entra no top 10

No top 10, a novidade é o cazaque Alexander Bublik, que conquistou o ATP 250 de Hong Kong e tirou Jack Draper da 10ª colocação.

Carlos Alcaraz segue no topo, seguido por Jannik Sinner (2º).

Top 10 do ranking masculino
Top 10 do ranking masculinoFlashscore

Bia Haddad volta, mas cai no ranking

No circuito da WTA, Beatriz Haddad Maia também sofreu uma pequena oscilação após a queda precoce na estreia de Adelaide, neste domingo.

A paulistana perdeu uma posição e agora ocupa o 59º lugar do ranking mundial. Ela fatalmente perderá pelo menos mais uma colocação – para a tcheca Tereza Valentová, que furou o quali em Adelaide.

Bia corre o risco de chegar na próxima atualização do ranking como 65ª do mundo.

Bia tenta se manter no top 60
Bia tenta se manter no top 60Flashscore

Haddad Maia busca recuperar terreno no Australian Open, onde contará com o benefício do ranking protegido (30ª) para o chaveamento.

A líder do ranking feminino é Aryna Sabalenka, que conquistou o WTA 500 de Brisbane e abriu mais pontos de vantagem sobre Iga Swiatek (2º).