Este artigo contém links afiliados de anunciantes. A análise é independente. Jogue com responsabilidade, 18+
O primeiro Grand Slam da temporada do tênis está prestes a começar. A partir da noite deste sábado (horário de Brasília), os melhores jogadores do mundo se reúnem em Melbourne para a primeira rodada do Aberto da Austrália, e, na chave masculina de simples, a missão é clara: desbancar o italiano Jannik Sinner.
Confira a chave masculina de simples do Aberto da Austrália 2026
O número 2 do mundo dividiu os títulos mais importantes do tênis com o líder do ranking, o espanhol Carlos Alcaraz, nas últimas duas temporadas, mas tem sido soberano na Austrália, onde ganhou as últimas duas edições.
O Aberto da Austrália é o único Grand Slam que Carlos Alcaraz ainda não conquistou. Caso o faça, se juntará a André Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, os únicos tenistas masculinos que conseguiram ser campeões de simples em todos na Era Aberta (desde 1968).
O próprio Novak Djokovic, quarto cabeça de chave, quer provar que ainda tem gás no tanque aos 38 anos, depois de passar duas temporadas em branco nos Grand Slams pela primeira vez desde 2009-2010, antes de dar o salto que o colocou entre as maiores lendas do esporte.
Correndo por fora, estão nomes como Alexander Zverev e Daniil Medvedev, além da nova geração de concorrentes, como Lorenzo Musetti, Alex de Minaur, Felix Auger-Aliassime e Ben Shelton, todos dentro do top 10 e entre 23 e 26 anos. Até um brasileiro, João Fonseca, aparece na lista de cotados das casas de aposta.
Abaixo, vamos dar uma olhada nas odds dos principais favoritos ao primeiro título de Grand Slam da temporada do tênis masculino.
Jannik Sinner
Sinner é o homem a ser batido em Melbourne. Não apenas por ser o atual bicampeão, mas também porque passou a maior parte da última temporada na primeira colocação do ranking.
Perdeu o posto após 65 semanas consecutivas para Alcaraz em setembro. Chegou a recuperá-lo brevemente depois de conquistar o Masters 1000 de Paris, mas foi o espanhol quem terminou o ano na liderança.
O italiano terminou o ano com 58 vitórias e com tantas derrotas quanto títulos: perdeu seis vezes e, além de Melbourne e Paris, foi campeão de Wimbledon, dos ATPs 500 de Pequim e Viena e do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada.
A estatística mais danosa às suas pretensões de título na Austrália é o confronto direto com Alcaraz. Eles se enfrentaram seis vezes em 2025, sempre em finais. O espanhol venceu quatro vezes, incluindo em Roland Garros e no Aberto dos EUA. Sinner saiu por cima em Wimbledon e no Finals.
Para Jannik Sinner ser campeão - Odd: 1.72 (bet365)
Carlos Alcaraz
Alcaraz é o único outro tenista que conquistou um Grand Slam nos últimos dois anos. A vitória em Nova York, no último mês de setembro, o levou de volta à liderança do ranking pela primeira vez desde agosto de 2023.
Ele jogou bem mais do que Sinner em 2025 (80 x 64), o que significa que conseguiu mais vitórias (71), mais derrotas (9) e mais títulos (8). Os principais feitos foram em Roland Garros, onde saiu de uma desvantagem de 2 a 0 em sets contra o italiano na final para ser campeão, e no Aberto dos EUA.
Alcaraz também levantou três troféus de Masters 1000 (Monte-Carlo, Roma e Cincinnati) e aposta na sua superioridade no confronto direto com Sinner para finalmente conquistar o Aberto da Austrália. No geral, eles se enfrentaram 16 vezes, com 10 vitórias para o espanhol.
Para Carlos Alcaraz ser campeão - Odd: 2.50 (bet365)
Novak Djokovic
Djokovic não tem planos de se aposentar e nem fica especialmente feliz quando é questionado sobre o assunto. A curiosidade, porém, é legítima: o maior campeão de Grand Slams está com 38 anos e apenas pela segunda vez desde 2009 passou uma temporada inteira sem chegar sequer à final de um dos principais torneios.
A outra ocasião foi em 2017, quando interrompeu a sua temporada depois de Wimbledon para tratar de uma lesão recorrente no cotovelo. A última decisão de Grand Slam da qual participou foi na grama sagrada de Londres em 2024, o que leva a sua seca a cinco torneios consecutivos.
Não é difícil identificar o problema: ele chegou às semifinais dos últimos três Grand Slams e em todas elas foi derrotado por Jannik Sinner ou Carlos Alcaraz.
Se ele ainda tem capacidade de conquistar mais um Grand Slam para acrescentar aos seus 24, Melbourne é o lugar mais propício. Djokovic é o maior campeão masculino de simples do Aberto da Austrália, com 10 títulos, e o último a conquistá-lo antes do bicampeonato de Sinner.
Para Novak Djokovic ser campeão - Odd: 13.00 (bet365)
Daniil Medvedev
Medvedev é o 12º colocado do ranking mundial, mas aparece entre os principais favoritos nas casas de aposta porque tem o pedigree de já ter sido campeão de Grand Slam, no Aberto dos EUA de 2021.
O russo chegou até a ser brevemente líder do ranking mundial. No entanto, passou por uma prolongada queda de rendimento e em janeiro de 2025 deixou o top 5 pela primeira vez em dois anos.
Parece estar se recuperando. Conquistou o ATP 250 de Almaty, no Cazaquistão, no último mês de outubro, e o ATP 250 de Brisbane no começo de janeiro. Ele não era campeão desde maio de 2023.
Para Daniil Medvedev ser campeão - Odd: 23.00 (bet365)
Alexander Zverev
Alexander Zverev entra no Aberto da Austrália como o terceiro colocado do ranking e o terceiro cabeça de chave, mas apenas a quinta menor cotação para conquistá-lo porque Grand Slam não é muito a sua praia.
Três finais (US Open-2020, RG-2024 e AO-2025) e nenhum título são um retrospecto modesto para quem tem uma carreira extremamente regular, quase sempre dentro do top 10 desde 2017, e que foi campeão 24 vezes.
A sua última visita a Melbourne, porém, foi positiva. Terminou apenas na final, com derrota para Sinner, e contou com uma vitória sobre Djokovic, que abandonou as semifinais depois de perder o primeiro set.
Para Alexander Zverev ser campeão - Odd: 26.00 (bet365)
João Fonseca
João Fonseca provavelmente não conquistará o seu primeiro Grand Slam nas próximas semanas, mas é notável que já esteja sendo cotado depois de apenas uma temporada completa no circuito profissional.
Caso aconteça, a odd é gigantesca, mas colocando em perspectiva com os outros candidatos, o brasileiro é o 11º favorito, embora tenha entrado no torneio como o 28º cabeça de chave.
Aos 19 anos, Fonseca ascendeu ao top 30 da ATP depois de 26 vitórias e 16 derrotas em 2025. Além das campanhas que terminaram em título, no ATP 250 de Buenos Aires e no ATP 500 da Basiléia, ele chegou à terceira rodada tanto em Roland Garros quanto em Wimbledon.
Para João Fonseca ser campeão - Odd: 81.00 (bet365)
As principais odds para os outros jogadores:
Alex De Minaur - Odd: 41.00 (bet365)
Taylor Fritz - Odd: 41.00 (bet365)
Alexander Bublik - Odd: 51.00 (bet365)
Felix Auger-Aliassime - Odd: 67.00 (bet365)
Ben Shelton - Odd: 67.00 (bet365)
