Sinner fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-1, em 1 hora e 48 minutos na Rod Laver Arena, em Melbourne.
Esta foi a décima vitória do italiano de 23 anos em 10 partidas contra o rival.
Jannik Sinner não mostrou sinais dos problemas físicos que o incomodaram nas oitavas de final, há dois dias, quando eliminou o dinamarquês Holger Rune (13º).
Na ocasião, o número 1 do mundo pediu atendimento médico durante a partida, disputada sob um calor acima dos 30 graus. Após a vitória, ele admitiu que sentiu "tonturas".
"Fizemos exames de sangue e eles estavam bons", disse Sinner depois do jogo contra De Minaur. "Ainda não estou no meu melhor, mas devo ficar bem. Não estou preocupado", acrescentou.

Duelos das semifinais
Seu adversário por uma vaga na final será o americano Ben Shelton (20º), que por sua vez despachou o italiano Lorenzo Sonego (55º). A semifinal será nesta sexta (24).
Siga o Australian Open em tempo real
O outro finalista do torneio sairá do duelo entre o sérvio Novak Djokovic (7º) e o alemão Alexander Zverev (2º).
Sinner conquistou no ano passado em Melbourne seu primeiro título de Grand Slam, batendo Djokovic na semifinal e o russo Daniil Medvedev na decisão.
Foi o início de uma temporada de sucesso para o italiano, que também conquistou o US Open e o ATP Finals, apesar do escândalo por um teste antidoping positivo que a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) considerou acidental.