Mais

João Fonseca se despede do Aberto da Austrália após duelo de cinco sets contra Sonego

Fonseca deixa Aberto da Austrália de cabeça erguida
Fonseca deixa Aberto da Austrália de cabeça erguidaMartin KEEP / AFP
Sensação na estreia do Aberto da Austrália ao derrotar o russo Andrey Rublev (9º da ATP), o brasileiro João Fonseca, de 18 anos, foi eliminado na segunda rodada ao cair diante do italiano Lorenzo Sonego (55º) em cinco sets: 6-7 (6/8), 6-3, 6-1, 3-6, 6-3, nesta quinta-feira (16), em Melbourne.

Invicto desde sua vitória em dezembro no ATP NextGen Finals (um Masters sub-21), Fonseca jogou o primeiro Grand Slam de sua carreira na Austrália depois de passar pelo qualifying.

Siga o Aberto da Austrália pelo Flashscore

O 112º colocado no ranking da ATP teve um ótimo começo, derrotando um veterano estabelecido no Top 10, como Rublev, por 7-6 (7/1), 6-3, 7-6 (7/5).

Seu desempenho foi elogiado por grandes nomes do tênis, como Novak Djokovic, Coco Gauff e Carlos Alcaraz, que o consideraram “inacreditável”.

Mas Sonego, outro veterano de 29 anos, fez bom uso de sua experiência em uma partida que foi decidida no quinto set. O italiano salvou um break point em 3 a 3 e, em seguida, venceu três games consecutivos para garantir a vitória.

Sonego jogará na terceira rodada contra o húngaro Fabian Marozan (59º), que venceu o americano Frances Tiafoe (16º) em cinco sets na quinta-feira.

Fonseca, em sua primeira partida de cinco sets, começou com uma vitória no primeiro set, no tie-break, depois de salvar dois set points graças ao seu sólido saque.

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

Em seguida, Sonego venceu dois sets com autoridade, os dois primeiros perdidos por Fonseca em 2025. No quarto, o brasileiro reagiu com uma rápida quebra.

No quinto, Sonego salvou os momentos difíceis e comemorou o triunfo na Arena 1573, repleta de torcedores brasileiros. O italiano despediu-se do jovem promissor com aplausos.