Invicto desde sua vitória em dezembro no ATP NextGen Finals (um Masters sub-21), Fonseca jogou o primeiro Grand Slam de sua carreira na Austrália depois de passar pelo qualifying.
Siga o Aberto da Austrália pelo Flashscore
O 112º colocado no ranking da ATP teve um ótimo começo, derrotando um veterano estabelecido no Top 10, como Rublev, por 7-6 (7/1), 6-3, 7-6 (7/5).
Seu desempenho foi elogiado por grandes nomes do tênis, como Novak Djokovic, Coco Gauff e Carlos Alcaraz, que o consideraram “inacreditável”.
Mas Sonego, outro veterano de 29 anos, fez bom uso de sua experiência em uma partida que foi decidida no quinto set. O italiano salvou um break point em 3 a 3 e, em seguida, venceu três games consecutivos para garantir a vitória.
Sonego jogará na terceira rodada contra o húngaro Fabian Marozan (59º), que venceu o americano Frances Tiafoe (16º) em cinco sets na quinta-feira.
Fonseca, em sua primeira partida de cinco sets, começou com uma vitória no primeiro set, no tie-break, depois de salvar dois set points graças ao seu sólido saque.

Em seguida, Sonego venceu dois sets com autoridade, os dois primeiros perdidos por Fonseca em 2025. No quarto, o brasileiro reagiu com uma rápida quebra.
No quinto, Sonego salvou os momentos difíceis e comemorou o triunfo na Arena 1573, repleta de torcedores brasileiros. O italiano despediu-se do jovem promissor com aplausos.