O brasileiro perdeu para o estadunidense Eliot Spizzirri (85º do ranking) com parciais de 6-4, 2-6, 6-1 e 6-2, em 2h41min.
Este foi o primeiro e último jogo de João Fonseca na gira australiana, já que ele vinha de lesão nas costas e teve de abandonar os torneios preparatórios para o Australian Open.
Faltou ritmo
Cabeça de chave de um Slam pela 1ª vez, João fez dois primeiros sets bastante equilibrados, mas, sem ritmo de jogo, perdeu o gás e no final foi presa fácil para um tenista que começou muito bem a temporada.
"Senti que ainda não estava 100%. Não estou falando de dor ou lesões. Estou falando da preparação do meu físico", disse o jovem brasileiro à ESPN após a derrota.

"Eu precisava de mais tempo. Desde o início de Brisbane que eu não estava jogando tênis. Depois voltei, mas aos poucos. Em seguida, parei de novo. Então fiquei praticamente uns 15 dias sem treinar a 100%, com muita intensidade. Fui voltando à quadra aos poucos em Melbourne, então senti que precisava de mais ritmo. Precisava de mais tempo para preparar meu físico", concluiu.
Esta foi a 5ª participação do brasileiro em uma chave principal de Grand Slam, e 1ª queda na estreia. No ano passado, em seu debute, o jovem de 19 alcançou a 2ª rodada no Aberto da Austrália.
Esta foi também a 2ª vitória de Spizzirri em dois encontros contra Fonseca, que no momento está caindo para a 33ª posição do ranking mundial.
Próximos jogos
Na próxima rodada, o americano encara o chinês Yibing Wu (168º), enquanto o carioca parte para a gira de saibro da América do Sul.
Fonseca estreia no ATP 250 de Buenos Aires a partir de 9 de fevereiro, em torneio que defende o título.
