"Curti muito": Adolescente tcheca conta como silenciou arena lotada no Australian Open

Valentova eliminou a melhor australiana em Melbourne
Valentova eliminou a melhor australiana em MelbourneDavid Gray / AFP

A número 54 do mundo, Tereza Valentova, conversou com o Flashscore no Melbourne Park, nesta terça (20), logo após eliminar a australiana Maya Joint na primeira rodada do Australian Open.

Valentova superou a grande favorita da casa com um duplo 6-4.

Siga o Australian Open em tempo real

A jovem de 18 anos está se tornando uma das maiores promessas do tênis feminino, saindo da posição 239 do ranking no início de 2025 para um provável top 50 na semana que vem.

Apesar de jogar apenas seu segundo Grand Slam em quatro anos de carreira, Valentova já mostra personalidade.

Não havia praticamente nenhum assento vazio na John Cain Arena, com capacidade para 10 mil pessoas, no Melbourne Park, onde Valentova soube aproveitar o nervosismo de Joint.

O clima da ocasião não abalou Valentova, que, mesmo cometendo 37 erros não forçados, conseguiu dominar o segundo set com duas quebras logo no início e manteve o controle até fechar a vitória em sets diretos.

Valentova chega como grande favorita para o duelo da segunda rodada contra a compatriota Linda Fruhvirtova (132ª), que conquistou uma vitória suada sobre a neozelandesa Lulu Sun na estreia.

Confira a conversa exclusiva de Valentova com o Flashscore:

• Conte para gente como está se sentindo agora após a estreia.

"Foi muito bom, eu aproveitei demais. Era uma torcida grande, um estádio enorme. Eu sabia que eles estavam torcendo por ela (Maya Joint), mas tentei curtir ao máximo."

• Não foi sua primeira experiência jogando contra uma atleta da casa em um Grand Slam, já que isso aconteceu em Roland Garros no ano passado (contra Chloé Paquet), mas pode contar como é enfrentar tanto a torcida quanto uma adversária tão difícil?

"Eu já estava preparada mentalmente para isso (desde o sorteio). Joguei contra uma francesa em Roland Garros no ano passado – aquilo foi bem pior – mas me trouxe muitas experiências interessantes. A torcida e o clima hoje estavam incríveis. Só fico feliz de ter passado (para a próxima rodada)."

• É melhor vencer um jogo difícil do que um fácil logo no início do torneio para se fortalecer para as próximas rodadas?

"Depende. Mas com certeza foi uma partida dura. Só estou feliz de ter avançado para a próxima fase. Ela jogou um tênis muito bom. Às vezes é bom ter um desafio logo na primeira rodada."

• Como vai ser encarar uma compatriota na próxima rodada?

"Eu não conheço muito sobre ela. A gente se vê de vez em quando, mas nunca joguei contra ela, então não sei (o que esperar), mas tenho certeza que será um ótimo jogo. Só é uma pena que não vamos jogar em uma quadra maior! Mesmo assim, estou animada para a partida e espero que termine a meu favor."

• Não temos uma campeã tcheca no Australian Open desde 1998. Você acha que esse pode ser o ano do fim desse jejum?

(risos) “Tomara, né!”